Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
violência contra a mulher

Polícia Civil faz 176 flagrantes de violência contra a mulher em operação

Policiais prendem um  dos suspeitos de crime contra mulher. | Polícia Civil/
Policiais prendem um dos suspeitos de crime contra mulher. (Foto: Polícia Civil/)

A Polícia Civil realizou 176 flagrantes de violência contra a mulher em quase uma semana da Operação Respeito, que cumpre mandados judiciais em todo o Paraná. A operação inciou no sábado (2) de carnaval e termina na noite desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. No total, 250 policiais civis participam da operação em todo o Paraná.

Até a manhã desta sexta, foram cumpridos 20 mandados de prisão, sendo um por feminicídio - morte em que a vítima é assassinada apenas por ser mulher. Durante as deligências, os policiais fizeram mais 176 flagrantes: dois homens foram presos por tentativa de femincídio e dois por feminicídio.

Uma das medidas da operação policial é cumprir todos os pedidos de medidas cautelares referentes aos casos de violência contra a mulher que ocorreram durante o carnaval, principalmente no litoral, onde, segundo estimativa da Polícia Militar (PM), 1,5 milhão de pessoas passaram o feriado nas praias.

- Leia também - Batalhão da PM bota só equipes femininas nas ruas de Curitiba no Dia da Mulher

Importunação sexual

Este foi o primeiro carnaval em que passou a vigora a Lei de Importunação Sexual, que determina pena de 1 a 5 anos de prisão a quem cometer qualquer importunação sexual que não seja autorizada por uma das partes como, por exemplo, tocar o corpo de alguém sem autorização. O intuito é de que todos os casos de importunação sexual registrados durante o carnaval sejam solucionados durante a Operação Respeito.

A Polícia Civil também trabalha para elucidar crimes de violência doméstica, como feminicídios - mortes em que a vítima é assassinada apenas por ser mulher.

O delegado-chefe da Divisão de Polícia Especializada (DPE), Alexandre Macorin, apresentará o número de prisões e outros dados da Operação Respeito em entrevista coletiva às 11h desta sexta na 15ª Subdividão Policial de Cascavel, no Oeste do estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.