• Carregando...
Bebê socorrido pela PM foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador. | Polícia Militar/
Bebê socorrido pela PM foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador.| Foto: Polícia Militar/

Dois soldados da Polícia Militar (PM) encontraram um bebê recém-nascido abandonado no Centro de Curitiba na manhã desta quarta-feira (6). A criança, uma menina, estava nua na calçada da Rua João Negrão, perto do cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, em frente ao colégio Instituto Federal do Paraná (IFPR). De acordo com a PM, a criança teria nascido por volta de 3h30 - cerca de uma hora antes de ser encontrada.

A dupla de policiais que salvou a bebê retornava da Delegacia de Vigilância e Capturas, também no Centro, por volta das 4h10. Eles tinham acabado de deixar um foragido na unidade e voltavam para o 23.° Batalhão, na CIC, quando foram abordados por um homem que alertou sobre a criança. “Ele sinalizou, parou a viatura e falou do bebê. Até então a gente achou que fosse um trote, mas se tratava mesmo de uma criança”, conta a soldado Priscila Mingorance, que atendeu a ocorrência.

Leia também: Justiça decidirá se bebê abandonado em Curitiba volta para família ou se vai para adoção

Mingorance e o soldado Cleberson Marcondes encontraram a menina ainda com sangue do parto. Com unhas e lábios roxos, sinais de hipotermia , a recém-nascida foi imediatamente recolhida e levada para dentro da viatura. O ar quente do carro foi ligado no máximo e os vidros foram fechados. Durante todo o trajeto até o Hospital do Trabalhador, no bairro Portão, a bebê não saiu dos braços da policial. “A criança estava bem gelada, nua. Tinha acabado de nascer. Estava hipotérmica. De pronto, eu aqueci ela no meu corpo mesmo e levamos para o carro”, relembra a soldado.

O bebê permaneceu imóvel durante boa parte do trajeto até o hospital, mas já no final da viagem, para alívio da equipe, começou a se movimentar e a chorar. A policial contou ainda que algumas pessoas já estavam aglomeradas ao redor da criança quando eles chegaram ao local do abandono, mas que nenhuma delas conhecia a possível mãe da criança.

Enquanto o bebê era levado ao Hospital do Trabalhador, a mãe, uma mulher de aproximadamente 36 anos, era socorrida por uma ambulância do Samu em uma lanchonete em frente ao Terminal Guadalupe, também na região central. Ela estava ensanguentada e enrolada em um cobertor e afirmou aos socorristas ser moradora de rua.

Leia também: Menino sofre amputação ao pôr o braço para fora de ônibus na região de Curitiba

“Ela só dizia que tinham levado a filha dela. A gente chegou a perguntar se ela tinha abandonado o bebê, mas ela estava confusa e só lembrava que a criança estava em frente a um colégio”, relatou o socorrista do Samu Sandro da Silva, de 48 anos.

A mãe também foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador e chegou lá quando a filha já estava sendo atendida. De acordo com boletim do hospital, a recém-nascida chegou pesando 1,8 kg e a mãe estava entrando no nono mês de gestação. Mesmo com os sinais vitais estabilizados, o bebê foi levado para a UTI, mas passa bem.

“A gente atende várias outras situações todos os dias, mas essa foi a primeira assim. O que foi bom é que foi uma situação que no fina, graças a Deus, deu certo”, finalizou a soldado Mingorance.

Apesar do final sem apuros, o caso será investigado pela Polícia Civil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]