• Carregando...
Obra do artista plástico Manubu Mabe agora ficará na Praça do Japão.
Obra do artista plástico Manubu Mabe agora ficará na Praça do Japão.| Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Paraná

A escultura "Centenário da Amizade entre Brasil e Japão", do artista japonês radicado no Brasil Manabu Mabe, foi reinaugurada, na tarde desta terça-feira (22), na Praça do Japão por um motivo especial: o novo imperador Naruhito proclamou sua ascensão ao trono real japonês nesta terça.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Com 2 m de altura, 7 toneladas e esculpida em mármore rosa, a peça foi confeccionada em 1997 data da vinda do imperador do Akihito, pai de Naruhito, a Curitiba.

A peça era parte do acervo do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), cuja sede fica no bairro Jardim Botânico. Na época, seis empresários cederam recursos para a obra, que custou em torno de US$ 60 mil. Entre os empresários que doaram para a confecção da escultura estavam José Carlos Gomes Carvalho, Sérgio Prosdócimo, Francisco Cunha Pereira Filho, Atilano de Oms Sobrinho, Abdo Aref Kudri e Keizo Assahida.

Após 22 anos, a obra será exposta para o público na Praça do Japão, no bairro Batel. “A data especial fez a gente pensar em transferir a obra, para que outras pessoas pudessem apreciar. O prefeito Rafael Greca entendeu e escolheu o local. É uma obra única do artista, que nunca fez outra peça deste tipo”, enfatiza Keizo Assahida, de 75 anos, um dos empresários que cedeu recursos.

Escultura de Tomie Ohtake é outra obra que homenageia a imigração japonesa na Praça do Japão.
Escultura de Tomie Ohtake é outra obra que homenageia a imigração japonesa na Praça do Japão.| Leticia Akemi/Gazeta do Povo

O desejo de fazer com que a obra impactasse um público maior também também foi comentado pelo filho do artista Joh Mabe, durante uma conversa com o prefeito. Manabu Mabi nasceu em 1924 no Japão, veio ao Brasil com 10 anos e morreu aos 74 anos em São Paulo.

Tomie Ohtake

Além da obra de Manubu Mabe, a Praça do Japão já tem uma escultura de outra artista nipo-brasileira, Tomie Ohtake. Inaugurada em julho de 2018, a escultura de 7m de altura é uma estrutura de ação pintada de vermelha e foi inaugurada em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]