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Veranistas se animam com a novidade, mas se deparam com a dificuldade de conexão | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Veranistas se animam com a novidade, mas se deparam com a dificuldade de conexão| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Para este verão, a Copel Telecom instalou 118 pontos de Wi-Fi gratuito no litoral do Paraná. Mas conseguir conectar o celular à rede tem se mostrado tarefa complicada em algumas praias — especialmente nas mais lotadas, onde a grande quantidade de pessoas acessando atrapalha a conexão.

É o caso da praia Central de Guaratuba, onde a rede até aparece como disponível, mas os problemas de conectividade são vários. “Eu não consigo nem fazer a conexão inicial, antes de passar para a tela de cadastro. Ainda bem que não estava contando com isso”, conta o turista Jean Lucas Ricardo, estudante de 15 anos, que veio da região de Curitiba para passar férias na praia.

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Ricardo chegou a desistir após tentar o acesso ao longo de um dia inteiro. Já sua irmã, a estudante Jéssica Ricardo, 19, até conseguiu se conectar — mas a rede passou a funcionar apenas para uso do Facebook. Qualquer outro aplicativo ou navegador simplesmente não captava a transmissão da rede. “Mas como eu nem sabia que teria Wi-Fi, para mim já foi uma surpresa boa. Consegui até fazer uma transmissão ao vivo do show de fogos da praia”, explica a adolescente.

Para a enfermeira Aline Góes, que também tentou o acesso da praia Central de Guaratuba, o fato de o Wi-Fi não funcionar não foi nenhuma novidade. “Todas as redes públicas que já tentei usar foram assim, então nem esquentei a cabeça com isso”, comenta. Mesmo assim, Aline explica que seria muito prático caso a conexão funcionasse, porque a internet móvel do celular está passando pelo mesmo problema: muitas pessoas tentando usar ao mesmo tempo, o que deixa a velocidade lenta.

De acordo com a Copel Telecom, a rede começou a funcionar no primeiro dia de Operação Verão, em 21 de dezembro, e deve ficar disponível até o dia 18 de fevereiro. Os problemas de navegação, como explica a companhia, podem acontecer não apenas devido aos vários acessos simultâneos em um determinado ponto de conexão, mas também por mau tempo ou pela distância entre o usuário e o ponto de acesso.

Para consultar os pontos de distribuição da rede, é preciso acessar um mapa disponibilizado pela empresa, onde todos os endereços estão discriminados.E para quem conseguir o acesso inicial, ainda é preciso fazer um cadastro rápido ou usar a opção de login com algum perfil nas redes sociais. Não há limite de tempo para uso.

Em caso de dúvidas, basta ligar para 0800 41 41 81 ou consultar o guia de dúvidas recorrentes da Copel Telecom.

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