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Primeiros biarticulados da Scania começam a circular em Curitiba em abril

Aquisição dos ônibus, feita pela Viação Sorriso, põe fim ao monopólio da Volvo no mercado curitibano de biarticulados

Novos biarticulados devem ser entregues no aniversário de Curitiba, em 29 de março | Divulgação/Scania
Novos biarticulados devem ser entregues no aniversário de Curitiba, em 29 de março (Foto: Divulgação/Scania)

Pouco mais de um ano após serem apresentados ao prefeito Rafael Greca e à população de Curitiba, os primeiros biarticulados produzidos pela Scania a integrar a frota do transporte público da capital já têm data para começar a circular pelas ruas da cidade. Seis ônibus produzidos pela empresa sueca foram adquiridos pela Viação Cidade Sorriso e devem ser entregues até o aniversário de Curitiba, em 29 de março. Assim, a previsão é que os veículos comecem a rodar já em abril.

A aquisição dos ônibus representa a entrada da Scania no mercado brasileiro de biarticulados e acontece em um momento de renovação da frota curitibana: até 2020, Curitiba deve receber 450 novos ônibus - 157 dos quais já foram comprados e entregues até o início de fevereiro. Além disso, ela põe ao fim do domínio exclusivo da Volvo no mercado, o que pode vir a afetar os preços a que os ônibus são comercializados. A primeira aquisição foi negociada a cerca de R$ 7,5 milhões.

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De acordo com a assessoria de imprensa da Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), as linhas que receberão os novos ônibus ainda não foram definidas. Como os veículos vão substituir carros antigos, a Viação Cidade Sorriso e a Urbs devem traçar juntas um planejamento para isso, considerando as linhas com maior necessidade de substituição de ônibus.

A Setransp informou ainda que existe um estudo para adaptar o protótipo testado no município entre 2017 e 2018 às normas e características exigidas pela Urbs. Dessa forma, ele também poderia ser integrado à frota do transporte público de Curitiba.

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Características

Seguindo os padrões estabelecidos pela Urbs, os novos ônibus diferenciam-se de antigos que seguem em circulação por algumas características. A cor, por exemplo, voltou a ser o vermelho meteoro, tom utilizado nos primeiros biarticulados, devido ao custo mais baixo de manutenção. Além disso, a iluminação interna é feita com LED e as paredes internas são da cor gelo, que contribui para o ganho em luminosidade.

As principais alterações, no entanto, dizem respeito ao motor. Além de ter 360 cv — ante os 340 cv usados até então —, o propulsor fica na parte dianteira do veículo, em vez de ser central. A potência e a localização devem contribuir para que a resposta do ônibus seja melhor na hora de subir uma ladeira, por exemplo, mesmo que esteja cheio.

A única novidade apresentada no protótipo testado que não foi aceita foi o aumento das portas. O veículo usado para testes tinha portas com 1,45 m de largura, o que gerou problemas em estações tubo com anteparos para conter a ação de fura-catracas. Assim, as portas de 1,25 m foram mantidas.

A reorganização dos bancos do veículo, que proporcionou nos testes uma sensação de maior conforto aos passageiros, devido ao espaço para circulação, não foi confirmada pela empresa ou pela Setransp. Contudo, a redução das caixas de roda está confirmada e deve contribuir para que o ônibus fique mais espaçoso.

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