Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Promessa de campanha, tarifa de ônibus mais barata fora do pico depende de licitação

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirmou que tarifa alternativa será aplicada assim que “aplicativo for relicitado”

Sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Curitiba precisa passar por nova licitação | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Curitiba precisa passar por nova licitação (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Promessa de campanha do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), a tarifa diferenciada do transporte coletivo por horário em Curitiba depende da licitação do sistema de bilhetagem. Esse edital é prometido para o fim do mês.

Em entrevista coletiva concedida na segunda-feira (10), o prefeito afirmou que só não fez a tarifa alternativa ainda por que o “aplicativo” que está em uso pela URBS é arcaico. “Ele vai ser relicitado e a tarifa [diferenciada] virá”, afirmou Greca.

Segundo a Urbs, a empresa que administra o sistema de transporte coletivo na capital, o aplicativo a que o prefeito se refere é o sistema de bilhetagem do transporte coletivo. Esse sistema foi alugado sem licitação pelo município em 2009. Ao final daquele contrato, os equipamentos foram adquiridos em definitivo pela prefeitura.

A gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) já tinha a intenção de licitar o sistema de bilhetagem, mas terminou sem lançar o edital. No dia 23 de fevereiro, a atual gestão informou que lançaria a concorrência em até 60 dias. Nesta segunda-feira, a Urbs afirmou que o edital será publicado até o fim deste mês.

Como a Região Metropolitana ganhou um sistema de bilhetagem diferente e o prefeito Greca promete reintegrar os sistemas, ainda não se sabe se o edital de Curitiba irá abranger também as linhas integradas das cidades vizinhas da capital.

A tarifa diferenciada do transporte coletivo por horários de maior ou menor demanda também já era estudada pela gestão que se encerrou no ano passado. O objetivo é que uma tarifa barata fora do horário de pico atrairia mais passageiros para o sistema.

As empresas de ônibus informaram que são favoráveis a iniciativas que atraiam mais passageiros, contanto que se respeite o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.