Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tráfico internacional

Receita encontra carga de cocaína em teto falso de contêiner no Porto de Paranaguá

No total, 69 quilos de drogas eram transportados no compartimento, que tinha outro continente como destino final

 | Receita Federal/Divulgação
(Foto: Receita Federal/Divulgação)

A Receita Federal localizou, no início da tarde desta quinta-feira (12), uma carga de cocaína, que estava escondida no teto falso de um contêiner, no Porto de Paranaguá. A droga foi descoberta após o módulo ter passado por um scanner digital. No total, 69 quilos do entorpecente estavam no compartimento oculto.

Veja vídeo com o momento da descoberta da droga

“O contêiner passou pelo scanner, que apontou uma imagem suspeita no teto. A partir de então, o teto de alumínio foi aberto e as equipes descobriram os tabletes de cocaína”, explicou o inspetor-chefe da alfândega do Porto de Paranguá, Gerson Zanetti Faucz.

Segundo o inspetor, a droga estava em um contêiner refrigerado, usado no transporte de carne suína e de frango, e que pertence a um navio estrangeiro. A embarcação chegou a transportar a carga para outro continente – África ou Europa –, mas, por algum motivo, o entorpecente não foi retirado e o contêiner retornou para Paranaguá.

“No instante da inspeção, o contêiner estava vazio. Ele chegou a ir para o seu destino, mas não conseguiram abrir o compartimento onde estava a carga e o contêiner deve ter retornado por causa disso”, observou Faucz.

A Polícia Federal (PF) foi acionada e, com apoio da Receita Federal, deve apurar a quem pertence a droga e qual seria o destino do entorpecente. “Estamos passando os dados e fazendo este trabalho em conjunto com a PF”, disse Faucz. “Em algum momento, alguém fez a adulteração no teto do contêiner, mas, ao chegar ao destino, não conseguiram remover a droga”, concluiu.

800 quilos

Em setembro, a Receita Federal localizou 800 quilos de cocaína em um contêiner, que partiria do Porto de Paranaguá, com destino à Bélgica. Na ocasião, a droga também foi localizada com a ajuda de um scanner. Aquela foi a primeira fez que o órgão identificou a tentativa de traficantes internacionais, de despachar grande carregamento de cocaína, ocultado em contêiner.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.