Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
operação acolhida

Refugiados venezuelanos chegam a Curitiba nesta terça-feira

Famílias vão ser acolhidas por instituição no bairro Fanny

Ao todo, 80 venezuelanos chegam a Curitiba nesta terça-feira | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, 80 venezuelanos chegam a Curitiba nesta terça-feira (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um grupo de 80 refugiados venezuelanos desembarca no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, nesta terça-feira (25). De acordo com o Exército Brasileiro, as famílias chegam a Curitiba após pedirem residência no país por se encontrarem em situação de extrema vulnerabilidade. Elas vão embarcar em Roraima e vão contar com o transporte e apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Batizada de Operação Acolhida, a chegada vai encaminhar essas famílias refugiadas para o Convento dos Freis Carmelitas, no bairro Fanny. A partir disso, elas devem passar por um processo de interiorização, que vai ajudá-los com a retirada de documentação, vacinação, matrícula de crianças em escolas e encaminhamento de jovens e adultos a cursos profissionalizantes e vagas de emprego.

Leia também: Mercado Municipal instala grades para moradores de rua não dormirem na marquise

Além das 80 pessoas que chegam a Curitiba, o voo da FAB sai de Roraima com outras 144 venezuelanos que seguem viagem até o Rio Grande do Sul. Segundo o Exército, a escolha dos destinos é feita com base no interesse dessas cidades e na existência de vagas em abrigos. Toda a operação é feita em conjunto entre as Forças Armadas, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Esta não é a primeira vez que os migrantes vieram ao Paraná. No mês de agosto, outros 60 refugiados também desembarcaram no estado, com destino ao município de Goioerê.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.