• Carregando...
 | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Começa nesta segunda-feira (6) em todo o país a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, doenças que, neste ano, voltaram a ameaçar o cenário epidemiológico brasileiro após um período de erradicação. A força-tarefa vai até o dia 31 de agosto e tem como público-alvo exclusivo crianças com idade entre 12 meses a menores de 5 anos, incluindo as que já foram imunizadas anteriormente. Em Curitiba, os imunizantes estarão disponíveis em todas as 110 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Checamos: Os mitos e verdades sobre o que se fala sobre o sarampo no WhatsApp

Essa é a primeira vez que o Ministério da Saúde deixa para trás as campanhas de multivacinação e retoma o foco em campanhas específica — tipo de estratégia que foi bem-sucedida nos anos de 1980 e 1990. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha não vai alterar o horário de funcionamento dos postos. Ou seja, pais ou responsáveis que precisam levar seus filhos para vacinar precisam ficar atentos ao horário de expediente de cada uma das unidades.

Veja onde ficam os postos de saúde de Curitiba e o horário de funcionamento deles

A diferença será apenas no sábado do dia 18 de agosto, o Dia D da campanha, em que algumas UBSs abrirão exclusivamente para reforçar a aplicação das doses.

Segundo o Ministério da Saúde, 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% para poliomielite. Além disso, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas, onde a campanha foi antecipada. Há, ainda, casos isolados importados registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

Saiba mais: Como se pega sarampo e outras coisas que você precisa saber sobre a doença

Em Curitiba, conforme a SMS, os níveis de vacinação estão dentro do padrão estipulado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 95%. “Mesmo com a cobertura alta em Curitiba, precisamos fazer a nossa parte. Inclusive, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, de levar as crianças nesta faixa etária para vacinar, mesmo que elas já tenham sido imunizadas antes”, disse à Agência de Notícias da prefeitura Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da capital.

Adultos

A vacina é a melhor maneira de se prevenir contra o sarampo e mesmo os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença podem procurar os postos de saúde para se imunizar, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Oliveira ressalta, porém, que os adultos não fazem parte do público da campanha.

No caso do sarampo, a recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham em sua carteira de vacinação 2 doses da vacina tríplice viral durante a vida. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, uma dose da vacina durante a vida. Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas ou não souber se tomou ou não, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para receber orientações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]