• Carregando...
Estrutura do antigo restaurante do Passeio Público está sendo desmontada: madeira será usada em bancos e floreiras de parques e praças. | LUCILIA GUIMARAES / PREFEITURA DE CURITIBAS/
Estrutura do antigo restaurante do Passeio Público está sendo desmontada: madeira será usada em bancos e floreiras de parques e praças.| Foto: LUCILIA GUIMARAES / PREFEITURA DE CURITIBAS/

A área do antigo restaurante no Passeio Público vai virar uma praça. O espaço, à beira do lago, vai ser batizada de Praça do Passeio e vai sediar eventos culturais e gastronômicos no parque no Centro de Curitiba.

A praça faz parte da revitalização do Passeio Público, parque mais antigo da cidade, inaugurado em 1886. Desde 2017, a prefeitura vem fazendo manutenções no parque, como a limpeza dos lagos, a instalação de um módulo da Guarda Municipal, a reforma do aquário e dos recintos de animais e consertos no parquinho, entre outras ações. “As obras estão sendo feitas em partes para não atrapalhar o fluxo de pessoas no Passeio Público”, explicou o diretor de Parques e Praças da Secretaria, Jean Brasil, em entrevista à RPC TV na manhã desta terça-feira (19).

- Leia mais - EstaR em Curitiba: fim do bloco de papel, reajuste no preço e multa imediata ainda em 2019

A intenção é de que o novo espaço se integre ao visual do parque, além de favorecer a circulação de pessoas. “A ideia é resgatar a vida de famílias para o passeio”, disse Brasil. O entorno do Passeio Público é uma das áreas mais degradas de Curitiba, com grande circulação de mendigos, traficantes e prostitutas.

Para a instalação da praça, toda a estrutura do restaurante está sendo desmontada. Os troncos de madeira da estrutura serão reutilizados em bancos e floreiras de praças e parques da cidade. A edificação não faz parte da paisagem original do Passeio Público, segundo o Patrimônio Cultural do estado do Paraná. O Passeio Público é tombado pelo estado desde 1999.

- Veja também - Veja quais são as ruas campeãs de reclamações de barulho em Curitiba

Com mais uma etapa da obra de revitalização, o Passeio Público vai ser fechado toda segunda-feira pelos próximos dois meses. O trabalho de manutenção também inclui a manutenção das 1,5 mil árvores do parque. “O trabalho vai promover a retirada de brotações e galhos secos que tenham risco de queda”, conta a gerente de Parques da Secretaria, Walquíria Pizzatto Lima. Quatro árvores desvitalizadas serão removidas. Dentro das ações de revitalização do Passeio está previsto um novo paisagismo com o plantio de novas árvores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]