• Carregando...
28-06-2017- Torneira, Água, Sanepar, Consumo, Seca, Economia, Meio Ambiente.
Rodízio de água na Grande Curitiba.| Foto: Alexandre Mazzo/Arquivo/Gazeta do Povo

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspendeu o rodízio no abastecimento previsto para esta segunda (30) e terça-feira (31) em Curitiba e Região Metropolitana. Com a decisão, a falta de água temporária volta a acontecer na região somente nos dias 1 e 2 de abril. Veja o calendário.

De acordo com a companhia, diariamente é feita uma avaliação técnica dos reservatórios que abastecem a capital e cidades vizinhas. Na manhã desta segunda-feira (30), foi verificado que os níveis dos reservatórios possuem capacidade para garantir o abastecimento nos dois dias.

Para tentar amenizar o desabastecimento, a Sanepar colocou em operação um equipamento que vai permitir a distribuição de mais 330 litros de água por segundo, da Estação de Tratamento de Água Iguaçu para os demais reservatórios.

A estação do Iguaçu é a maior do Paraná, com capacidade de produção de 3.600 litros de água por segundo. De acordo com a Sanepar, quase dois milhões de pessoas bebem a água produzida ali.

Rodízio sem prazo

O rodízio foi implantado na região da capital no dia 16 de março, por causa da falta de chuvas e do aumento no consumo da água devido ao calor registrado em março. Segundo a Sanepar, a vazão do Rio Miringuava diminuiu 60%, de 1.000 litros por segundo para 400 litros por segundo.

As medidas de contenção ao coronavírus também contribuíram para o agravamento da situação, segundo a Sanepar. Na primeira semana de “isolamento social”, em que as aulas foram suspensas e os cidadãos foram orientados a ficar em casa, o consumo aumentou 8%.

Esta situação, no entanto, não perdurou. Segundo a companhia, nos últimos dias o consumo voltou aos padrões considerados normais, o que permitiu a suspensão temporária do rodízio.

Não há uma previsão para que o rodízio cesse completamente, já que para isso, de acordo com a companhia, é necessário que chova.

Novos equipamento e obras

Ainda segundo a Sanepar, foram retomadas, em janeiro, obras da barragem do rio Miringuava, e estão previstas a construção dos Centros de Reservação Butiatuvinha e Lamenha Pequena, além da operacionalização de cinco poços, já perfurados e que somam 100 litros de água por segundo, em Campo Magro.

Calendário

1º de abril (quarta) - das 8h da manhã até 8h da manhã do dia 02
Fazenda Rio Grande: Eucaliptos, Hortência, Iguaçu, Nações, Santarém, Santa Terezinha.
São José dos Pinhais: Afonso Pena, Águas Belas, Independência, Boneca do Iguaçu, Iná, Aviação, Aristocrata, Guatupê, Rio Pequeno.

2 de abril (quinta) - das 8h da manhã até 8h da manhã do dia 03
Curitiba: Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho, Tatuquara, Umbará, Sítio Cercado.
São José dos Pinhais: Parque da Fonte, São Marcos, Campina do Taquaral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]