Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voltou com tudo

Passam de 150 as confirmações de sarampo na Grande Curitiba

Fim de semana será de reforço na campanha de vacinação contra o sarampo (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Dos 98 casos na semana passada, Curitiba e Região Metropolitana (RMC) saltaram para 151 confirmações de sarampo, 53 a mais. Os novos números constam em boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (17), que confirma 157 pacientes infectados em todo o Paraná - 96% na capital e nos municípios vizinhos.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

Diante dos casos em crescimento quase geométrico na região, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) emitiu um alerta a estudantes dos campi da capital nesta semana. A instituição, a maior de ensino superior do Paraná, confirmou 17 alunos com o vírus do sarampo em Curitiba.

Isoladamente, a capital tem 123 dos 151 diagnósticos positivos na região metropolitana. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 20 são importados (a maioria de São Paulo) e 103 são ou de transmissão secundária - quando uma pessoa com caso importado transmite para outra que não viajou - ou de fonte não detectada.

Oito das situações registradas até agora exigiram internação. Na mais grave delas, uma paciente de 26 anos chegou a ter uma complicação foi internada em UTI, mas, assim como os demais, também já teve alta.

Os outros diagnósticos da região metropolitana estão em Colombo (8); São José dos Pinhais (6) Pinhais (5); Campo Largo (3); Almirante Tamandaré (2); Campina Grande do Sul (2); Campo do Tenente (1) e Fazenda Rio Grande (1).

A Sesa informou ainda que Curitiba e RMC têm outros 213 pacientes suspeitos, que ainda estão em investigação clínica. No Paraná, há pacientes diagnosticados em Ponta Grossa (1); Maringá (2); Londrina (1); Rolândia (1) e Jacarezinho (1).

VEJA TAMBÉM:

Campanha

Considerado erradicado no Brasil desde 2016, o sarampo voltou a circular pelo país neste ano. No estado vizinho de São Paulo, as autoridades de saúde declararam surto diante da disparada do vírus, que, até esta quarta (16), tinha atingido 8.619 pessoas, das quais 12 morreram.

Em Curitiba, a doença voltou depois de 21 anos. Também como alerta, a capital aderiu à campanha nacional de vacinação contra a doença, cujo Dia D para crianças de 6 meses e menores de 5 anos é neste sábado (19).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.