• Carregando...
 | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O surto de conjuntivite que se espalha pelo estado fez a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) emitir um alerta sobre a doença. Além de informações sobre prevenção, a pasta orienta que surtos e casos individuais inusitados sejam notificados por todas das unidades de saúde.

- Leia também: Semana começa tempo nublado e chuviscos em Curitiba

No Litoral, além de Paranaguá - onde mais de 13 mil casos foram registrados somente no mês passado -, Antonina e Guaratuba também já trabalham para conter o surto de conjuntivite viral. No interior, a situação tem fugido do controle nas cidades de Londrina, Maringá e Cianorte, entre o Norte e Noroeste do estado. Apesar de Curitiba não registrar indícios de uma onda da doença, a Vigilância Epidemiológica da capital também afirmou estar está em alerta.

Na a nota da Sesa, divulgada na última sexta-feira (13), o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, reitrera que a conjuntivite é uma doença de notificação compulsória pelo Ministério da Saúde e que os dados somados pelos municípios são de interesse estadual.

Susto - Palácio 29 de Março, sede da prefeitura de Curitiba, é alvo de tiro

O chefe da Divisão descreve os principais sintomas como olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou ciscos nos olhos, secreção purulenta (conjuntivite bacteriana) e esbranquiçada (conjuntivite viral), coceira, dor ao olhar para a luz, visão borrada e pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Prevenção

Como medidas preventivas, deve-se evitar aglomerações, lavar com frequência o rosto e as mãos, não coçar os olhos, usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos ou trocar frequentemente as roupas, fronhas e toalhas de tecido, não compartilhar o uso de esponjas, maquiagem ou qualquer outro produto de beleza.

Mas se, mesmo assim, houver contaminação, é recomendado manter o paciente em isolamento sete dias. As crianças com a doença não devem frequentar a escola e trabalhadores devem ser afastados de suas atividades. Também é necessário trocar as fronhas dos travesseiros diariamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]