• Carregando...
Fotos do novo restaurante Jeronimo do Shopping Palladium.
Shoppings estão fechados desde o início da pandemia.| Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo

Em mais uma reunião para discutir a possibilidade de abertura dos shoppings centers e galerias de Curitiba, ocorrida na tarde desta segunda-feira (18), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e demais entidades do setor dizem que os locais estão prontos para voltar ao atendimento durante a pandemia de coronavírus.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Uma proposta pedindo autorização para abrir e contendo normas de funcionamento para evitar o contágio pela nova doença deve ser encaminhada à prefeitura de Curitiba ainda nesta semana. Além da ACP, participaram do encontro os representantes dos shoppings, do governo do estado, da prefeitura e de outras associações da sociedade civil, entre elas sindicatos de trabalhadores.

O decreto que determina o fechamento dos shoppings é estadual, mas cada município tem autonomia para optar ou não por mantê-los abertos.

Segundo a ACP, as portas dos shoppings e galerias já poderiam estar abertas a partir de terça-feira (19), seguindo as mesmas normas rígidas de reabertura do comércio de rua da capital. O documento com a proposta que será protocolado deverá conter todas as normas que deverão ser seguidas pelos lojistas, o que inclui o respeito da distância de nove metros quadrados entre as pessoas no interior das loja, uso de máscaras de todas as pessoas no interior dos shoppings e fornecimento de álcool gel. “Deveremos fazer isso entre hoje e amanhã”, informou o presidente da ACP, Camilo Turmina.

A prefeitura diz que aguarda o envio do documento com a proposta ACP, mas explica que a batida do martelo vai depender de uma análise feita com base em questões técnicas, considerando o controle da doença na capital e o funcionamento adequado dos estabelecimentos. Em nota, a prefeitura também lembra que o decreto que determina o fechamento dos shoppings é estadual.

Para Camilo Turmina, o que traz segurança para a proposta de reabertura são as boas condições do sistema de saúde de Curitiba, que tem apresentado índices satisfatórios no combate ao coronavírus. “As regras sanitárias precisam ser rígidas para garantir que as boas condições da cidade continuem assim. Seguindo os protocolos e sem fazer promoções que atraiam muitas pessoas, há condições de abrir”, garante.

Procurado, o governo do estado ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de reaberturas de shoppings em Curitiba e em todo o estado. Quem esteve presente na reunião desta segunda-feira foi o vice-governador do Paraná, Darci Piana. O representante da prefeitura de Curitiba foi o secretário de Governo Luiz Fernando de Souza Jamur.

Confira a evolução dos casos de coronavírus no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]