Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
novidade oriental

Simepar ganha radar japonês que enxerga dentro da nuvem

Além de garantir mais precisão nas leituras meteorológicas, equipamento ajuda também na prevenção de desastres naturais

 | /
(Foto: /)

O Simepar ganhou um reforço internacional para realizar o acompanhamento do tempo no Paraná. O órgão recebeu nesta semana o radar Banda X, um equipamento japonês que permite a realização de leituras meteorológicas com muito mais precisão, sendo uma importante ferramenta na prevenção de desastres naturais.

O equipamento foi cedido pela empresa Japan Radio Company a partir de uma parceria do governo do estado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão no mês de outubro. O Banda X será usado tanto pelo Simepar quanto pela Defesa Civil para acompanhar a condição do tempo na Região Metropolitana de Curitiba.

Funcionamento

Segundo a Defesa Civil, o novo radar tem uma tecnologia que consegue “ler” dentro da nuvem, ou seja, indicar o tipo de chuva que está chegando. Com isso, o órgão espera uma precisão maior tanto nas previsões quanto nos trabalhos de prevenção em toda a região. “A qualidade da imagem que ele traz permite analisar o que tem dentro da nuvem, se tem só água, se tem gelo, qual é o tamanho da pedra. É outra tecnologia, que vai varrer com mais qualidade essas informações e apoiar nossas ações de prevenção”, explica o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edenilson de Barros.

Hoje, o Paraná tem outros dois radares de precisão meteorológica instalados no estado: um em Teixeira Soares, no Centro-Sul do estado, e em Cascavel, na região Oeste. Ao contrário desses, que são de longo alcance, o Banda X é de curto alcance, mas sai na frente pela qualidade da imagem que consegue formar – motivo pelo qual é apontado como uma tecnologia diferencial para o estado.

 | Reprodução/AEN

1 de 3

 | Reprodução AEN

2 de 3

 | Reprodução AEN

3 de 3

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.