• Carregando...
Sequência de dias frios impactou na sensação térmica. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Sequência de dias frios impactou na sensação térmica.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Curitiba vem registrando uma sequência de dias frios, nublados e úmidos, inclusive com garoa e chuva. Mas tudo isso não foi suficiente para a formação de neve. De quinta-feira (14) até a manhã deste domingo, a temperatura não passou dos 10°C. Sem sol, quase não houve variação nos termômetros, o que impactou na sensação térmica, que foi de 3°C às 7 horas de sábado. Mas as temperaturas mínimas ficaram na casa dos 6°C, considerada alta para a ocorrência de neve.

“Na verdade, não estava frio o suficiente”, diz o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Segundo ele, não é só a temperatura da superfície que importa; o que indica maior probabilidade de um fenômeno extremo é a linha de zero grau. No sábado, essa marca estava a 2 quilômetros de altura. Para a ocorrência de neve, ela deveria estar a 1 km de altura ou menos. Um vídeo que circulou pelas redes sociais indicava um suposto registro de neve em Araucária, região metropolitana de Curitiba, mas não há confirmação oficial do ocorrido, nem havia condições ideais para ocorrência do fenômeno.

- Leia também - Capivara é resgatada durante “passeio” por rua movimentada de Curitiba

“No sábado, poderíamos ter formação de gelo e neve a 2 km de altura. Mas é uma longa distância para percorrer, e a tendência é que ela derreta na atmosfera, e acaba chegando como chuva”, diz Braun. Se a linha de zero grau estivesse mais próxima, e a temperatura mais baixa, a chance de os flocos de neve atingirem a superfície seria maior. Em Curitiba, o Simepar utiliza os dados da rádio sondagem da atmosfera feitas pelo Aeroporto Afonso Pena. Apenas o de Foz do Iguaçu faz medição semelhante. Para as outras cidades, o instituto de meteorologia trabalha com estimativas.

- Veja mais - Táxi executivo registra aumento da procura e tem mais carros em Curitiba

Para Braun, o que chamou mesmo a atenção nos últimos dias foi a sequência de dias frios com pouca variação de temperatura. Mas ele ressalta que a sensação térmica é algo bastante pessoal. “É algo que varia de pessoa a pessoa, e também uma questão cultural. Você se acostuma a sair agasalhado, mas vai tirando umas peças ao longo do dia, quando esquenta”, observa. Ou seja: nos últimos dias, como não esquentou, a sensação é de que está mais frio, ainda que a temperatura não seja tão baixa.

No começo da tarde deste domingo (17), a temperatura em Curitiba já está mais elevada, na casa dos 12 °C. A previsão do Simepar é de temperatura máxima de 14 °C. E, nesta segunda, de 10°C a 16°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]