• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Oito universidades públicas do Paraná ofertam cerca de 10 mil vagas para o primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019. Mais da metade delas são disponibilizadas pelas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - 4.525 vagas em 111 cursos) e Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1.462 vagas em 108 cursos). As inscrições para o Sisu começaram nesta terça-feira (22) e seguem até sexta-feira (25). Os interessados podem concorrer a vagas de graduação em universidades de todo o país.

As outras instituição que ofertam vagas no estado são Universidade Estadual do Centro Oeste, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Paraná e Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Leia também: Filho de porteiro e diarista supera dificuldades para ingressar em Medicina na UFPR

Para fazer a inscrição, é necessário ter tirado acima de zero na redação do Enem. Também é importante ter em mãos o número de inscrição e a senha mais atual do cadastro do Enem. É com elas que o sistema consegue recuperar automaticamente as os dados do candidato e as notas obtidas no exame.

Em seguida, o candidato deve confirmar ou atualizar os dados de contato. A partir daí ocorre a escolha do cursos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Ao todo são disponibilizadas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país nesta edição do processo seletivo.

Veja também: 523 livros em um ano: deficiente visual é a maior leitora da Biblioteca Pública em 2018

Nota de corte

A nota de corte dos cursos é definida a partir da relação entre o número de vagas e o número de inscritos. Assim, durante o período de inscrições, as notas de corte são atualizadas uma vez por dia para que os candidatos possam consultar sua classificação parcial. Até o fim das inscrições o candidato pode alterar sua opção de curso considerando sua nota e sua classificação parcial.

Para ajudar a orientar os candidatos, a UFPR disponibilizou uma lista com as notas de corte de 2018.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro. Caso existam vagas remanescentes, as convocações para as próximas chamadas acontecem a partir de 7 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]