• Carregando...
70 mil doses contra a gripe foram ofertadas em Curitiba após a campanha de vacinação. | Rodrigo Nunes/MS
70 mil doses contra a gripe foram ofertadas em Curitiba após a campanha de vacinação.| Foto: Rodrigo Nunes/MS

Quem quer se imunizar da gripe na rede pública de saúde de Curitiba tem que correr. Já na segunda-feira (25), primeiro dia em que a vacinação foi aberta a todas as pessoas, após o fim da campanha com o público alvo, 20 mil doses, quase 30% do total de 70 mil disponíveis, foram aplicadas.

A procura nas 110 unidades básicas de saúde de Curitiba está grande. Na unidade do Hauer, por exemplo, 50 senhas de vacinação já haviam sido distribuídas por volta das 9h desta terça-feira (26). A dona de casa Clarice do Rocio Bolina, 47 anos, foi uma das pacientes que conseguiu se vacinar, junto com a filha, na unidade do Hauer. “Sempre tomo a vacina porque meu filho é do grupo de risco por ter asma e por isso a gente costuma vacinar a família inteira”, afirma.

- Leia também - Fechada desde 2016, UPA da CIC deve reabrir em julho

Dona de casa Clarice do Rocio Bolina procurou a unidade de saúde do Hauer para se vacinar.Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com isso, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que as vacinas acabem até o final de semana. A lista de todos os postos com vacina pode ser conferido na página da Secretaria Municipal de Saúde.

Além da rede pública, as vacinas também estão disponíveis em clínicas particulares ao preço médio entre R$ 75 (trivalente) e R$ 120 (tretravalente).

A campanha nacional de vacinação começou 23 de abril, exclusivamente ao público prioritário - idosos, gestantes, indígenas, professores, presidiários e pacientes com doenças crônicas. Antes de ser aberta para toda a população, a campanha com o público alvo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde três vezes. Curitiba encerrou a campanha com uma cobertura 83% acima da meta. Puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias) e idosos foram os que mais compareceram, com cobertura de 127% e 96%, respectivamente. Por outro lado, houve menor procura entre os doentes crônicos, gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos, com 60%, 59% e 58% de cobertura, respectivamente.

- Veja mais - Cortesias” oferecidas a PMs causam polêmica em bairro nobre de Curitiba

Orientações para evitar a gripe

- Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70;

- Cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas. Ao tossir, cubra a boca com a parte interna do braço. Não coloque a mão na frente da boca, pois se tocar em outras superfícies irá contaminá-las;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

- Procurar manter os ambientes ventilados;

- Em ambientes que permanecem fechados deve-se realizar a limpeza com álcool 70 e evitar o acúmulo de poeira;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]