• Carregando...
Curitiba espera vacinar contra a Covid-19 o total de 164.821 crianças entre 5 e 11 anos.
Curitiba espera vacinar contra a Covid-19 o total de 164.821 crianças entre 5 e 11 anos.| Foto: Ricardo Marajá / SMCS

Curitiba começou nesta segunda-feira (17) a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. A imunização pediátrica nessa faixa etária começa com três grupos prioritários, seguindo a ordem do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde: crianças acamadas, institucionalizadas em orfanatos e indígenas, que serão vacinadas em casa.

Terça-feira (18/1), a imunização será para crianças de 9 a 11 anos com deficiência permanente e com comorbidades. Neste caso, a aplicação das doses será em dez unidades de saúde, as 8h às 17h [ver lista abaixo] . As convocações do público infantil será conforme o envio de vacinas.

RECEBA NOTÍCIAS DE CURITIBA PELO WHATSAPP

A capital recebeu 9.870 doses no primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde. A quantidade é suficientes para aplicação nos dois primeiros dias da imunização pediátrica. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) calcula que 164.821 crianças entre 5 e 11 anos serão vacinadas.

As novas convocações de crianças serão escalonadas em ordem decrescente de idade e serão informadas pela prefeitura conforme o envio de mais vacinas para Curitiba.

Qual a diferença entre a vacinação infantil e adulta?

A vacina pediátrica contra a Covid-19 assim como a versão adulta também será aplicada em duas doses. O intervalo também será igual à imunização dos adultos, com oito semanas entre entre a primeira e a segunda aplicação.

A diferença na imunização adulta e infantil é na própria vacina. A começar pela composição e dosagem diferenciadas. Na versão para pessoas de 12 anos em diante são injetados 0,3 miligramas, enquanto que para crianças de 5 a 11 anos são 0,2 miligramas. O prazo de armazenagem e o manejo para diluição, além da seringa também são diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos.

Para evitar confusão, o frasco da vacina para crianças tem cor diferente da aplicada em adultos. A embalagem é laranja, enquanto que na versão adulta é roxa.

Documentos para vacinar as crianças

A prefeitura pede para que as crianças sejam cadastradas no aplicativo ou no site do serviço Saúde Já como dependente de um dos pais ou responsável. O cadastro é necessário para que a vacina seja registrada no sistema eletrônico da Secretaria Municipal da Saúde e na carteira vacinal da criança. O cadastro também ajuda no fluxo da vacinação nas unidades de saúde, permitindo incluir imediatamente a dose recebida na carteira de vacinação e estimar a data para a segunda dose.

Crianças com comorbidades

O público infantil com comorbidades (confira a lista de comorbidades)  atendido pelo SUS precisa apenas estar cadastrado no Aplicativo Saúde Já para receber a convocação para a vacinação via mensagem no próprio aplicativo.

As crianças com comorbidades atendidas na rede privada devem apresentar declaração emitida pelo médico que os acompanha, segundo o modelo disponível para esses profissionais no site do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

- Deficiência permanente

Para os pequenos de 5 a 11 anos desse grupo, familiar ou responsável deve apresentar documento que comprove essa condição, como cartão-transporte da Urbs de isento para Pessoa Com Deficiência Permanente (identificado com a letra "I" no canto superior direito); Identidade (RG) emitida a partir de 2019 com a indicação “Pessoa com Deficiência”; Declaração pelo médico que acompanha a crianças, no modelo disponível a esses profissionais pelo site do CRM-PR, com a indicação da Deficiência Permanente

Cronograma

Início da vacinação de crianças contra a covid-19 em Curitiba

  • 17/1 (segunda feira) – Vacinação de crianças de 5 a 11 anos acamadas, crianças institucionalizadas e indígenas . As equipes de saúde irão ao local imunizar este público
  • 18/1 (terça-feira) – Vacinação de crianças de 9 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. Neste caso, os pais ou responsáveis precisam levar as crianças a uma das unidades de saúde abaixo.

Unidades de Saúde Exclusivas para vacinação contra Covid-19 de crianças 5 a 11 anos

Das 8h às 17h, a partir de 18/1

•    Distrito Sanitário Bairro Novo 
Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Rua Carlos Amoretty Osório, 169, Sítio Cercado)

•    Distrito Sanitário Boa Vista 
Unidade de Saúde Santa Efigênia (Rua Voltaire, 139, Barreirinha)

•    Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Tapajós (Rua André Ferreira de Camargo, 188,  Xaxim)

•    Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema (Rua Professor Nivaldo Braga, 1571, Capão da Imbuia)

•    Distrito Sanitário CIC 
Unidade de Saúde Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45,Cidade Industrial)

•    Distrito Sanitário Matriz 
Unidade de Saúde Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331,Alto do São Francisco)

•    Distrito Sanitário Pinheirinho 
Unidade de Saúde Fanny/Lindóia (Rua Conde dos Arcos, 295, Lindóia)

•    Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santos Andrade (Rua Nelson Ferreira da Luz,145, Campo Comprido)

•    Distrito Sanitário Santa Felicidade 
Unidade de Saúde Bom Pastor (Rua José Casagrande, 220, Vista Alegre)

•    Distrito Sanitário Tatuquara 
Unidade de Saúde Santa Rita (Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 1350, Tatuquara)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]