• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Ainda falta quase um mês para o término das férias, mas a maioria das escolas da rede municipal, estadual e particular de Curitiba – além das universidades – já divulgaram os seus calendários de atividades para o ano de 2019. A maioria dará início às aulas na primeira quinzena de fevereiro, três semanas antes do carnaval, que neste ano cairá no dia 5 de março.

O ano escolar na rede municipal de ensino de Curitiba (ensino especializado, infantil e fundamental, que tem mais de 140 mil estudantes) começa no dia 15 de fevereiro e vai até 19 de dezembro. Entre 3 e 23 de julho haverá o tradicional recesso de meio de ano. Nos Centros de Municipais de Atendimento Especializado (CMAEs), as secretarias voltam a funcionar no dia 6 de fevereiro. Já nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as atividades serão retomadas em 12 de fevereiro.

Leia mais: Resultado do vestibular da UFPR sai nesta sexta-feira

Para os estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, o calendário escolar deste ano começa em 14 de fevereiro. No total, são cerca de um milhão de alunos. Apesar de as aulas começarem na primeira quinzena, os 100 mil professores e profissionais da rede estadual retornam ao trabalho uma semana mais cedo, no dia 7, quando está programado o início da Semana Pedagógica.

Antônio More/Gazeta do Povo

As aulas do primeiro semestre vão se estender até 12 de julho, quando os alunos terão duas semanas de recesso, retornando às salas de aula no dia 30 do mesmo mês. Já o segundo semestre está previsto para ser concluído em 19 de dezembro.

Além do carnaval, o calendário escolar prevê outros 9 feriados ao longo do ano — embora apenas seis caiam em dias de semana: carnaval (5 de março), Sexta-Feira Santa (19 de abril), Dia do Trabalho (1º de Maio), Corpus Christi (20 de junho), Dia do Professor (15 de outubro) e Proclamação da República (15 de novembro).

Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias com 800 horas de aula distribuídas. Além disso, por causa dos feriados municipais, os Núcleos Regionais de Educação ainda farão adaptações necessárias ao calendário.

Rede particular

Nos colégios da rede particular, as aulas na maior parte das instituições começam entre 4 e 11 de fevereiro.O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe) sugeriu às escolas duas possibilidade de calendário. Uma com as aulas começando em 4 de fevereiro e outra uma semana mais tarde, no dia 11. Em ambas as sugestões, o término é o mesmo: 13 de dezembro, com recesso entre 6 e 21 de julho. Mas são apenas sugestões. As escolas podem adotar ou não esses calendários.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

No Colégio Positivo, por exemplo, as unidades abrem as portas aos alunos em 11/2 e vão funcionar até o dia 12 de julho, quando começará o recesso após o primeiro semestre. As atividades do segundo semestre iniciam em 29 de julho. O calendário anual do ensino fundamental e médio das escolas do grupo termina em 6 de dezembro.

No Colégio Bom Jesus, as aulas começam também em 11 de fevereiro. As demais datas ainda não haviam sido divulgadas pela instituição até esta quarta-feira (9). Já na rede Marista, o calendário escolar inicia em 4 de fevereiro. O recesso de meio de ano vai de 8 a 26 de julho e o último dia de aula do ano será em 13 de dezembro. É o caso do Marista Paranaense e do Santa Maria. No Marista Anjo da guarda, o recesso do meio do ano se estende até o dia 28 de julho. No Santa Maria, os estudantes do terceirão começam as aulas mais cedo, em 30 de janeiro.

Universidades

As universidades também se preparam para o início das atividades do ano letivo de 2019. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou o calendário acadêmico com as aulas começando em 18 de fevereiro para os cursos de graduação. O primeiro semestre vai até 29 de junho. O segundo semestre letivo começa no dia 5 de agosto e vai até 14 de dezembro.

Entretanto, os cursos de Medicina (Curitiba e Toledo) e de Fisioterapia, que possuem carga horária maior, iniciam em 4 de fevereiro e terão aulas até 29 de junho. As datas do segundo semestre variam conforme o curso. No Setor Litoral e no Centro de Estudos do Mar, as aulas começam mais tarde, em 11 de março, e vão até 10 de julho. Já o segundo semestre da graduação começa em 5 de agosto e vai até 14 de dezembro.

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a graduação terá aulas a partir de 18 de fevereiro até 30 de novembro, com exames finais ocorrendo entre 2 e 7 de dezembro. O recesso entre semestre será entre 22 de junho e 5 de agosto.

Na Universidade Positivo, o calendário de atividades dos alunos da graduação começa em 25 de fevereiro, para os iniciantes, e 26 de fevereiro para os veteranos. As férias do meio do ano ocorrerão entre 15 e 31 de julho. O calendário anual se encerrará em 11 de dezembro.

Na UniCuritiba, as aulas começam em 11 de fevereiro para os calouros e no dia 12 do mesmo mês para os veteranos. O primeiro semestre se estende até 29 de junho, quando inicia o recesso que deve durar até 29 de julho. O segundo semestre se encerrará em 7 de dezembro. Já na FAE, a graduação começará as atividades nos dias 7 (para calouros) e 11 de fevereiro. O recesso iniciará em 27 de junho, com retomadas das aulas em 30 de julho. O calendário do segundo semestre ainda não havia sido definido pela instituição até esta quarta-feira (9).

UniBrasil e Tuiut i dão início ao calendário acadêmico no dia 18 de fevereiro, se estendendo até o dia 29 de junho na primeira e até 6 de julho na segunda. Na Tuiuti, o segundo semestre vai de 29 de julho a 14 de dezembro. A UniBrasil não tinha divulgado o calendário do segundo semestre até esta quarta-feira (9).

Início programado

Escolas municipais: 15 de fevereiro

Colégios estaduais: 14 de fevereiro

Colégio Positivo: 11 de fevereiro

Colégio Bom Jesus: 11 de fevereiro

Marista Paranaense: 4 de fevereiro

Santa Maria: 4 de fevereiro (30 de janeiro para o terceirão)

UFPR: 18 de fevereiro

PUCPR: 18 de fevereiro

UP: 25 de fevereiro

UniCuritiba: 11 de fevereiro

UniBrasil: 18 de fevereiro

Tuiuti: 18 de fevereiro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]