
Ouça este conteúdo
A história de um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros virou ponto de partida para ensinar ciência, geografia, nutrição, sustentabilidade, agricultura e economia. O e-book gratuito Ouro Branco das Lavouras, lançado pela Cooperativa Arrozeira Palmares (RS), apresenta a trajetória do arroz e sua importância para a alimentação mundial em linguagem acessível a estudantes, professores e famílias.
O material mostra como a produção do cereal está relacionada à formação de culturas, ao desenvolvimento econômico, ao uso dos recursos naturais e aos desafios da segurança alimentar.
Produzido pela jornalista Thais D'Avila, com base em pesquisas científicas, entrevistas e dados de órgãos oficiais, o conteúdo recebeu acompanhamento pedagógico da neuropsicopedagoga Wly Martins Moreira. A publicação aborda desde a presença histórica do arroz em diferentes civilizações até sua importância atual. O cereal alimenta mais de 3 bilhões de pessoas e está diariamente na dieta de metade da população mundial. A proposta é usar um alimento cotidiano como ferramenta para aproximar os estudantes do conhecimento sobre agricultura e produção de alimentos.
Edições impressas disponíveis para escolas
Além da versão digital gratuita, a iniciativa terá uma edição impressa destinada a secretarias municipais e estaduais de Educação, para estimular o uso do material em atividades escolares. Segundo o presidente da Cooperativa Arrozeira Palmares, Virgílio Ruschel Braz, o projeto nasceu da preocupação dos produtores com o legado deixado para as próximas gerações.
Em 2024, os produtores de arroz do Rio Grande do Sul se viram envolvidos numa polêmica com o governo do PT, que, após as enchentes, facilitou a importação do cereal e anunciou a compra de um milhão de toneladas da Ásia, num leilão que acabou se revelando um fiasco de irregularidades. O setor arrozeiro reagiu com indignação, porque em vez do apoio oficial no momento de tragédia, entendeu que estava sendo retratado como vilão, apesar de produzir 70% de todo o arroz consumido no país.
O e-book Ouro Branco pode ser baixado gratuitamente no site da cooperativa, em www.arrozpalmares.com.br.

Marcos Tosi é jornalista e publicitário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acumula experiência em TV, rádio, impresso e portais. Iniciou a carreira no jornal “O Século”, na África do Sul, e teve passagens pela rede de televisão CNT, rádio CBN, Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Desde 2017 está na Gazeta do Povo, onde coordenou as editorias de Paraná, Economia e Agronegócio. Atualmente, apresenta os programas Última Análise e Ouça Essa, no canal do YouTube da Gazeta do Povo.



