• Carregando...
Rua Riachuelo é referência em móveis usados e objetos antigos | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Rua Riachuelo é referência em móveis usados e objetos antigos| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Conhecidas pelo tipo de produtos que vendem, as ruas de comércio temático costumam concentrar, lado a lado, dezenas de lojas concorrentes que oferecem produtos bem específicos. Se para o lojista isso pode significar um grande desafio, para o consumidor, a vantagem desse tipo de comércio é justamente poder encontrar o que procura sem a necessidade de se deslocar de um lado ao outro da cidade.

Em Curitiba, uma das ruas temáticas mais famosas é a Teffé, bastante conhecida e frequentada pelas lojas de sapatos que ali se estabeleceram ao longo dos últimos 20 anos. Mas também há outros endereços com vocação comercial específica. Confira um infográfico interativo com a localização das ruas e, mais abaixo, uma descrição do comércio em cada uma:

Rua Teffé – Calçados (Bom Retiro)

Conhecida como a primeira rua temática de calçados do país, a Rua Teffé é referência nesse tipo de comércio na capital há cerca de 20 anos. Localizada no bairro Bom Retiro, o comércio da rua começou com pequenas lojas de ponta de estoque de calçados e hoje concentra mais de 20 estabelecimentos especializados em calçados, acessórios e confecções. Durante a semana, as lojas funcionam das 9h30 às 19h30 e, no sábado, das 9h30 às 18h30. É a única rua temática de Curitiba que tem site.

Rua Riachuelo – Móveis usados e brechós (Centro)

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma das ruas mais antigas de Curitiba, localizada no Centro da capital, a Rua Riachuelo é referência em móveis usados e objetos antigos. As lojas são boas ideias para quem gosta de garimpar peças retrô ou com estilo diferente para compor a decoração da casa. Com forte apelo arquitetônico, a Riachuelo passou por um processo de revitalização em 2010. Várias fachadas foram restauradas e ganharam cores mais vibrantes. A rua ganhou asfalto, calçadas e postes novos.

Rua Doutor BleyZornig - Tecidos e aviamentos (Boqueirão)

Uma das principais vias do bairro Boqueirão, a Rua Dr. Bley Zornig é o paraíso de quem trabalha com tecidos e costura. Com uma concentração de lojas especializadas em tecidos e aviamentos, a rua se tornou ao longo dos anos um pólo das malhas na capital. Não à toa, ficou conhecida como em Curitiba como a rua das malharias, que localizadas entre o Rio Belém e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Rua 24 de Maio – Eletrônicos (Centro)

Quem busca componentes eletroeletrônicos tem endereço certo em Curitiba. A Rua 24 de Maio, no Centro da capital, é especializada em componentes elétricos e eletrônicos, como áudio, vídeo, telefonia, equipamentos de segurança e informática. De tomadas a antenas, a diversidade de lojas e produtos não deixa problema de cliente sem solução na 24 de maio. A maior concentração de lojas está entre as ruas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro.

Rua Manoel Ribas –Móveis, objetos de decoração e restaurantes (Santa Felicidade)

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Bastante extensa, a Rua Manoel Ribas liga o Centro de Curitiba a Santa Felicidade, o tradicional bairro italiano de Curitiba, famoso entre os turistas. Com vocação comercial dividida entre lojas de móveis e objetos de decoração e os famosos restaurantes italianos, a Manoel Ribas é ponto de parada obrigatória para turistas que visitam Curitiba. No trecho dedicado à culinária italiana, o destaque é o restaurante Novo Madalosso, inaugurado na década de 1970, que conta com quase cinco mil lugares lugares distribuídos em seis salões, numa área de 7.671 metros quadrados. Em 1995, o o Madalosso entrou para o Guinness Book como o maior restaurante das Américas.

Rua General Mario Tourinho – Revendas de automóveis (Campina do Siqueira/Seminário)

Quem quer trocar, comprar ou pesquisar o preço de um carro novo ou usado pode começar pela Rua Mário Tourinho, cuja extensão corta os bairros Campina do Siqueira e Seminário. A via é o endereço de dezenas de concessionárias das principais marcas de automóveis e revendas de veículos usados. Além do grande número de marcas de prestígio, a Mário Tourinho também concentra uma série de serviços ligados ao ramo automotivo.

Alameda Carlos de Carvalho - Decoração e Design (Batel)

Um trecho curto da Alameda Carlos de Carvalho, próximo à Praça da Espanha, no Batel, reúne diversas lojas de decoração e design. Em pouco mais de três quadras, é possível encontrar lojas especializadas em mobiliário de design que trazem as últimas tendências do universo da decoração. As lojas conceito reúnem peças exclusivas que ajudam clientes, arquitetos e decoradores a idealizar projetos e compor ambientes.

Rua Mateus Leme e Rua Paula Gomes– Brechós (São Francisco)

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

As ruas Mateus Leme e Paula Gomes, no bairro São Francisco, são parada obrigatória para quem gosta de gastar sola de sapato e garimpar peças para renovar o guarda-roupa gastando pouco. As quadras próximas ao entroncamento das duas ruas reúnem uma lista de brechós. Na Rua Paula Gomes, o destaque são os brechozinhos, recheados de opções para os pequenos. Na Mateus Leme, se destacam lojas mais voltadas ao público adulto como Libélula Brechó, Brechó Donana, Brechó Fashions, Brechó Casarão, entre outros.

André de Barros – Venda de Cabelo (Centro)

Nas proximidades do Terminal do Guadalupe, no fim da Rua André de Barros e começo da Nilo Cairo, no Centro de Curitiba, se estruturou um comércio bastante específico de compra e venda de cabelos na capital. Quem deseja vender o cabelo pode ir até um salões de beleza da região e fazer uma avaliação, que leva em conta o comprimento, o volume e a qualidade dos fios. Cabelos “virgens” (que não possuem tintura ou tratamento químico) e cabelos loiros naturais, por exemplo, são os preferidos dos cabeleireiros da região do Guadalupe. As mechas de cabelo são vendidas para outros salões para alongamento capilar ou usadas para fazer perucas.

Avenida Presidente Getúlio Vargas – Móveis Planejados (Água Verde)

A Avenida Getúlio Vargas concentra diversas lojas e marcas de móveis planejados, sobretudo nas proximidades da Arena da Baixada, estádio do clube Atlético Paranaense. Em algumas quadras, os clientes podem fazer diferentes orçamentos e comparar preços de cozinhas, armários e outros móveis sob medida feitos para encaixar no espaço do cliente e otimizar os ambientes. A maioria das lojas possuem showroom com as coleções e ambientes montados para inspirar os visitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]