Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

100% Vídeo lança locação de filmes por pen drive

Totem para locação via pen drive será instalado em shoppings e aeroportos | Divulgação
Totem para locação via pen drive será instalado em shoppings e aeroportos (Foto: Divulgação)

A 100% Vídeo lançará nos próximos dois meses o serviço de locação e compra de filmes por pen drive. Segundo o gerente geral da empresa, Itiel Loureiro, num primeiro momento serão instalados dois terminais para download de filmes em São Paulo – os chamados totens –, que terão três mil títulos disponíveis em qualidade HD e Full HD. A ideia desse serviço é dar mais comodidade aos sócios da rede, que poderão pegar os filmes que quiserem sem precisar ir à locadora ou se preocupar com a devolução. Dentre os planos da empresa está a instalação dos totens em shoppings, aeroportos, supermercados e lojas de conveniência.

Esse novo serviço – pioneiro, segundo a locadora – foi cria­­do pela divisão de tecnologia da informação e funciona a partir do momento em que o pen drive é inserido no terminal. O usuário escolhe, por meio de uma tela, o título desejado – podendo inclusive assistir o trailler e ler a sinopse do filme. De­­pois ele faz o download do arquivo, que vem junto com uma chave de segurança criptografada. Essa chave serve como senha para que o filme seja "liberado" e possa ser visto pelo cliente, seja na tevê, no apa­­relho de dvd ou no computador. Todos os títulos são armazenados na memória do totem, que não terá conexão com a in­­ternet; mas para se liberar a chave de segurança o cliente terá de acessar a página da 100% Vídeo (www.100video.com.br), na qual fornecerá login e senha.

De acordo com Itiel Loureiro, o tempo estimado para se baixar os filmes deverá variar entre um e dois minutos, dependendo do pen drive. O cliente terá um período de 30 dias para assistir os filmes, contados a partir da data de locação. "O usuário poderá ver o filme quando quiser. Logo, se ele locar um título por um dia, terá 30 dias para escolher quando irá assistir. O tempo da locação contará a partir do momento em que ele der o play", acrescenta o empresário. A compra e locação dos títulos será feita por meio do cartão de crédito.

Para o desenvolvimento desta nova tecnologia a rede desembolsou cerca de R$ 30 mil. Além disso, a 100% Vídeo negociou com estúdios de médio e grande porte a autorização para oferecer os títulos para download. "Nosso objetivo não é conter a pirataria, mas oferecer um serviço a mais a um público consciente, que não frequenta mais as locadoras", conta Itiel.

Outro serviço que consta dos planos da 100% Vídeo é o de filmes em alta definição via streaming – opção em que o filme é reproduzido em tempo real. Entretanto, o gerente revela que este é um projeto futuro. "Já estamos estudando isso, mas dependemos da qualidade da banda larga para reproduzir os filmes em alta definição." Com 25 anos de mercado, a 100% Vídeo tem 72 lojas em 11 estados brasileiros e cerca de 1,5 mi­­lhão de clientes cadastrados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.