• Carregando...
Inadimplentes podem “limpar” o nome na sede da Associação Comercial do Paraná | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Inadimplentes podem “limpar” o nome na sede da Associação Comercial do Paraná| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

O número de consumidores que procuram os serviços de proteção ao crédito para "limpar" o nome antes do fim do ano cresceu 16% em todo o estado, de acordo com a Associação Comercial do Paraná (ACP), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC/Seproc).

Este aumento é relacionado ao pagamento do 13º salário e de outras bonificações ou gratificações comuns nesta época do ano, que são destinadas ao pagamento e renegociação das dívidas.

"Isso é automático neste período do ano, em que as pessoas buscam as informações com o objetivo de reabilitar o crédito, para que possam fazer novas compras", explica o gerente-geral da ACP, César Luiz Gonçal­ves. Segundo ele, o cadastro do consumidor é reabilitado cerca de 24 horas após o pagamento da primeira parcela negociada.

O consultor financeiro Marcos Crivelaro explica que a negociação é a palavra chave para o consumidor. "As dívidas mais antigas têm maior possibilidade de renegociação. É possível conseguir descontos de até 30% em relação ao volume total, além das taxas e encargos incidentes", diz. "Muita gente quer limpar o nome para encerrar um ciclo de crediário e iniciar outro, mas, mais importante do que renegociar, é não voltar a contrair novas dívidas", alerta.

Gonçalves ressalta que, mais importante do que o próprio dinheiro para pagar a dívida, o consumidor deve demonstrar a disposição em quitá-la. "As empresas sabem que nem todos aqueles que estão devedores são inaptos para as compras. As pessoas passam por períodos difíceis, ocasionados, por exemplo, por uma perda de emprego, mas há uma disposição muito grande em negociar para reabilitar essas pessoas ao mercado de consumo", garante.

CréditoCom o crédito para empresas ainda não restabelecido completamente por causa da crise, o inadimplente possui mais uma carta na manga para quitar sua dívida. Segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada ontem, a busca das empresas por crédito recuou 4,2% em novembro na comparação com o mês anterior. Foi a quarta queda seguida do indicador. Em relação ao observado no fim do ano passado, a situação é um pouco melhor. Em novembro, a demanda por crédito entre as empresas subiu 0,4% ante o mesmo mês do ano passado. Esta foi a primeira variação positiva em 2009 na comparação anual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]