A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu a operadora Oi de cobrar por ligações para telefones fixos feitos a partir de seus orelhões, em 1.724 municípios do país. A proibição vale de hoje até 30 de outubro. No Paraná, 282 municípios estão na lista, entre eles Ponta Grossa, Almirante Tamandaré, Campo Margo e Balsa Nova, entre outros. Em algumas localidades no Paraná, apenas em Piraquara, Rolândia e Flor da Serra do Sul , a proibição é mais longa: vale até 31 de dezembro. Veja a lista completa das localidades na internet, no endereço bit.ly/RjIsuZ. Para fazer as ligações gratuitas, bastará o usuário tirar o telefone do ganho e discar. Se usar o cartão, o crédito não será debitado.
A decisão foi tomada porque a operadora não conseguiu cumprir as metas de qualidade nos telefones de uso público, que era de ter 90% dos aparelhos em funcionamento em 30 de junho. A Oi alcançou 86%. A gratuidade pode ser prorrogada caso o índice não atinja a meta no fim de outubro. As cidades onde a punição vai até dezembro têm uma deficiência adicional: lá o número de orelhões é inferior ao mínimo exigido, que é quatro aparelhos para cada 1 mil habitantes.
Em comunicado, a Oi atribui o não-cumprimento das metas ao atraso na entrega de 135 000 equipamentos por parte de fornecedores nacionais e também a intempéries climáticas. A empresa alega que "voluntariamente ofereceu gratuidade no uso de orelhões" nas cidades onde a meta não foi atingida. A Oi compromete-se, ainda, a substituir 252 mil aparelhos no período 2012/2013. A Oi é a maior operadora de telefones públicos do país, com um parque que soma 760 mil orelhões em 4 mil municípios.



