Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Informação privilegiada

50 funcionários da Petrobras sabiam de compra da Ipiranga

Havia um acordo de confidencialidade para evitar vazamento de informações. Punição para quebra de confiança pode ser demissão por justa causa

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse na noite desta segunda-feira (27) que foi criada uma comissão interna para investigar o possível vazamento das informações na operação de compra do Grupo Ipiranga. Ele informou que mais de 50 funcionários da estatal tinham conhecimento da operação e havia um acordo de confidencialidade para evitar vazamento de informações.

Durante entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, ele disse que a comissão terá prazo de 30 dias para concluir as investigações. "A comissão foi criada na sexta-feira à noite, e nada mais eu posso falar."

Ele adiantou, porém, que a punição para o envolvimento em quebra de confiança e quebra do código de ética da empresa é a demissão por justa causa.

A compra do Grupo Ipiranga pela Petrobras, Braskem e Grupo Ultra por US$ 4 bilhões, na segunda-feira da semana passada (19), está na mira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sob suspeita de vazamento de informação.

No caso da Ipiranga, a investigação sobre a irregularidade começou na sexta-feira (16), último dia de pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) antes do anúncio do negócio. Uma movimentação irregular nas ações da Ipiranga chamou a atenção da CVM, que regula o mercado de ações. As ações subiram 33% durante o pregão, e tiveram negociação 27 vezes maior do que o normal.

Ao que tudo indica, pessoas que sabiam da compra antes do anúncio oficial aproveitaram para lucrar milhões comprando ações da Ipiranga na sexta-feira e vender depois da divulgação, por um preço bem mais alto. Apenas dois investidores lucraram juntos mais de R$ 1,15 milhão.

Até agora, quatro investidores estão com as contas bloqueadas pela Justiça e mais 26 ainda estão sendo investigados. Um dos principais suspeitos, segundo a CVM, trabalha como gerente em uma das empresas que compraram a Ipiranga.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.