• Carregando...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira: 77% dos brasileiros nunca ouviram falar do arcabouço fiscal, projeto do governo que foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira: 77% dos brasileiros nunca ouviram falar do arcabouço fiscal, projeto do governo que foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A grande maioria dos brasileiros desconhece a principal pauta econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste momento. Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, 76,9% dos entrevistados nunca ouviram falar do arcabouço fiscal, o novo conjunto de regras para as contas públicas. O projeto foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados e agora será submetido ao Senado.

A expressão "arcabouço fiscal" é muito usada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para se referir à proposta que substituirá o teto de gastos. Porém, conforme o Paraná Pesquisas, apenas 23,1% dos brasileiros ouviram falar do projeto ou declaram conhecê-lo. E, mesmo dentro desse grupo, pouco mais da metade dos entrevistados afirmam não saber do que se trata, quando convidados a arriscar uma resposta espontânea.

Conforme a pesquisa, 2,1% dizem corretamente que o arcabouço "é uma reforma fiscal" e 2% também acertam ao afirmar que o projeto "está relacionado ao teto de gastos/é uma autorização para exceder o teto de gastos".

O mesmo levantamento fez perguntas sobre a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano. Conforme a pesquisa, 46,2% a consideram "um problema" para a economia brasileira e 31,3%, "um grande problema". Para 71%, a situação financeira vai melhorar quando a taxa cair, e 19,3% dizem que ela continuará como está.

Confira abaixo a íntegra do levantamento (ou clique aqui):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]