• Carregando...
Carlos Ghosn gesticula durante apresentação em 2012 | TORU YAMANAKA/AFP
Carlos Ghosn gesticula durante apresentação em 2012| Foto: TORU YAMANAKA/AFP

Foi a queda menos esperada de um executivo carismático. Pode-se dizer que as perspectivas futuras do segundo maior grupo automotivo do mundo se tornaram ainda mais incertas.

O esquadrão de investigação especial do Ministério Público do Distrito de Tóquio prendeu o um dos diretores e o presidente da Nissan Motor Co., Carlos Ghosn, por suspeita de violar a Lei de Instrumentos Financeiros e Câmbio, falsificando os relatórios de valores mobiliários da empresa. A Nissan vai propor ao seu conselho de administração, previsto para esta quinta-feira, que remova Ghosn de suas posições.

Suspeita-se que Ghosn tenha subestimado sua remuneração como diretor ao inscrever, nos relatórios de valores mobiliários da empresa, apenas metade do valor que recebeu de fato. Embora ele tenha recebido um pagamento total de 9,998 bilhões de ienes em cinco anos, a partir do ano fiscal que terminou em março de 2011, os relatórios de valores mobiliários indicaram que seu pagamento durante o período foi de apenas 4,987 bilhões de ienes.

LEIA TAMBÉM: A tensão entre a Nissan e a Renault se aprofunda com a prisão de Ghosn

Um relatório de valores mobiliários, que declara o desempenho comercial de uma empresa e sua condição financeira, serve como um recurso importante para os investidores fazerem avaliações sobre a empresa. A pena legal por falsificar um relatório de valores mobiliários é uma sentença de prisão de até 10 anos, ou uma multa de até 10 milhões de ienes. Há também uma disposição de punição conjunta para tornar uma corporação envolvida punível também.

Se as alegações forem provadas, isso constituiria uma grave violação da confiança dos investidores.

Alguns acionistas ficaram incomodados com o grande pagamento dado a Ghosn. Essas irregularidades foram cometidas para evitar tais críticas?

Greg Kelly, diretor representante e auxiliar mais próximo de Ghosn, também foi preso com a mesma suspeita. Kelly teria ordenado que outros membros do conselho representativo ocultassem parte da remuneração de Ghosn.

LEIA TAMBÉM: Separar os gêmeos Nissan-Renault pode ser sangrento

Normalmente, a elaboração de relatórios de valores mobiliários envolve pessoas em um grande número de cargos. Portanto, considera-se natural considerar que pelo menos alguns altos funcionários estavam cientes do valor pago a Ghosn.

A responsabilidade de sucessivos executivos que negligenciaram essas irregularidades, com o controle interno da Nissan não funcionando, é grave. A Nissan deve explicar adequadamente, fazendo o máximo para investigar o assunto.

O esquadrão de investigação especial neste caso supostamente concordou em fazer acordos com executivos da Nissan e outros suspeitos de estarem envolvidos na falsificação. Estes executivos e outros envolvidos podem ter suas punições criminais diminuídas em troca da cooperação com a investigação do Ministério Público.

No entanto, também parece um pouco questionável se esses funcionários, apesar de terem sido envolvidos na falsificação, devem ser tratados favoravelmente.

LEIA TAMBÉM: França e Japão buscam uma saída para a crise na Renault-Nissan após a prisão de Carlos Ghosn

Há também um problema de como a diferença - tanto quanto 5 bilhões de ienes - entre a remuneração inserida nos relatórios e o pagamento real foi aumentada. O esquadrão de investigação especial deve, em cooperação com as autoridades fiscais nacionais, elucidar o fluxo pouco claro do dinheiro.

Em 1999, Ghosn foi enviado para a Nissan, um problema financeiro da francesa Renault, que havia estabelecido um acordo de negócios com a montadora japonesa, e implantou o "Plano de Revitalização da Nissan", com o objetivo de reconstruir a gestão empresarial da Nissan.

Ele fechou a fábrica Murayama da Nissan em Tóquio, uma de suas principais fábricas de montagem, e realizou medidas de reestruturação em grande escala, incluindo uma redução de cerca de 18.000 funcionários - um esforço que resultou em uma redução de 1 trilhão de ienes nos custos. Ele tem sido mencionado como um "cortador de custos".

Em 2000, Ghosn foi instalado como presidente da Nissan e logo alcançou uma recuperação em para o desempenho dos negócios da montadora. Em 2005, foi nomeado presidente da Renault para, simultaneamente, liderar as duas empresas e, em 2016, tomou a iniciativa do realinhamento de montadoras, uma medida que colocou a Mitsubishi Motors Corp. sob o guarda-chuva da Nissan.

LEIA TAMBÉM: 5 histórias de grandes executivos que cometeram abusos em suas empresas

É seguro dizer que a excessiva centralização de poder nas mãos de Ghosn preparou o terreno para sua má conduta. "[O último assunto] deve ser descrito como um aspecto negativo da longa regra de Ghosn", disse o presidente da Nissan, Hiroto Saikawa, em entrevista coletiva.

A aceitação da negociação de confissão por parte dos executivos da Nissan parece ter refletido seu julgamento de que a má conduta não seria tolerada por muito mais tempo.

De acordo com a Nissan, outras más condutas graves também foram encontradas, como a apropriação indébita de dinheiro de investimento e despesas corporativas para fins pessoais, além das declarações financeiras falsas. Se essas acusações forem verdadeiras, isso pode ser descrito como exploração da montadora para benefício pessoal.

A prisão de Ghosn decepcionou os investidores e o preço das ações da Nissan caiu drasticamente na terça-feira.

Na Nissan, também veio à tona que os funcionários não autorizados estavam envolvidos na inspeção de produtos, e que os dados de eficiência de combustível e gases de escape foram falsificados.

LEIA TAMBÉM: Nissan pretende demitir presidente Carlos Ghosn por “atos significativos de má conduta”

A Nissan deve se esforçar para melhorar sua organização através de meios como reparar sua governança corporativa, para que possa se apressar a restaurar a confiança.

Saikawa expressou seu desejo de manter a aliança Nissan-Renault-Mitsubishi. Ele também enfatizou: "[O caso mais recente] é, por natureza, não um caso que afetará [o relacionamento de três vias]."

Ele está correto em dizer isso? Existe a possibilidade de que a saída de Ghosn, que ocupou as primeiras posições das três empresas, levaria a que surgissem as diferenças nas estratégias dessas empresas, uma situação que poderia abalar sua cooperação.

A Renault tem uma participação de cerca de 44% na Nissan. Por outro lado, os números de vendas da Nissan superam os da Renault, mostrando que a Nissan sustenta os ganhos da Renault.

Houve uma crescente insatisfação e ressentimento dentro da Nissan em relação à atitude tomada pela Ghosn e pela Renault em tentar aumentar seu envolvimento na montadora japonesa. Uma tarefa a ser enfrentada na manutenção da aliança é pôr fim a tal discórdia.

A indústria automobilística enfrenta um período de mudanças, como o progresso na tecnologia de carros autônomos e a disseminação de carros elétricos. Para sobreviver à concorrência no mundo, os fabricantes de automóveis devem consolidar suas estruturas de gerenciamento. Eles devem levar isso a sério.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]