Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Otimização

A dieta do e-mail

Especialistas dão dicas para organizar a caixa de entrada e não gastar horas com mensagens eletrônicas

Segundo pesquisa da consultoria McGhee (www.mcgheeproductivity.com), os usuários de e-mail chegam a perder até quatro horas por dia apagando incêndios na caixa postal. Isso significa que tempo demais é gasto para se livrar de spams e mensagens que chegam à caixa de entrada dos correios eletrônicos – tempo este que bem poderia estar sendo aplicado em atividades mais produtivas. O problema é que, por mais experientes que sejam, os internautas acabam usando muito pouco as funções dos programas de e-mail e, assim, acumulando lixo. Como tempo é dinheiro, um especialista em e-mail pode oferecer dicas preciosas para usar melhor a ferramenta de comunicação.

Segundo Marcelo Thalemberg, autor dos livros Managing Your Business with Outlook for Dummies e Socorro, Roubaram Meu Tempo – Mais de 100 Dicas para Outlook, a caixa de entrada é um obeso mórbido que, no entanto, pode ser transformado em maratonista através do uso de ferramentas de automação disponíveis, por exemplo, no Outlook, programa da Microsoft usado por 92% das pessoas.

O primeiro passo é simples: clique na coluna "De" para classificar as mensagens por remetente. Depois disso, observe os tipos de mensagem por remetente. Assim, você vai notar as classificações a seguir: 1) informações gerais, como boletins eletrônicos e newsletters; 2) informação de sistemas, que mostram o status de processos empresariais; 3) solicitação de informação; 4) solicitação de tarefas; 5) supervisão de tarefas; 6) convites e reuniões; 7) sociabilidade, marketing pessoal, auto-ajuda e piadas. "Caixa de entrada não é depósito de mensagens e sim um portal de classificação de informações. O objetivo é terminar o turno de trabalho com zero e-mails na caixa de entrada. Não importa o sistema de mensagens: Outlook Express, Outlook, Notes ou Groupwise. Tudo aquilo que você pode medir você pode melhorar", diz Thalemberg.

O desafio de manter uma caixa postal saudável começa com a organização da "Inbox" e passa pela automatização de processos possível graças a recursos presentes nos programas de e-mail. Tendo isso em mente, explorar os softwares é o primeiro passo na "dieta do e-mail". Segundo Marcelo Thalemberg, independentemente do software adotado, é necessário aprender conceitos de fluxo da informação e comportamentos. Com o conhecimento adquirido, o passo seguinte é aplicar regras e tomar atitudes para gerenciar as mensagens antes até que elas cheguem ao correio.

Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.