Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tendências

A era do disco morreu com Michael Jackson

O rei do pop dominou a internet nos últimos dias. No mundo altamente contabilizável da internet, gráficos e números são indicadores que demonstram o impacto que a morte de Michael Jackson teve sobre as pessoas. Em questão de minutos, o nome do cantor passou a liderar todos os rankings dos mecanismos de busca.

Em menos de seis horas, seu nome apareceu no topo das buscas de agregadores de blogs de MP3 (como o Hype Machine), redes sociais (como a Last.fm) e lojas online (como o iTunes). A notícia mexeu com a internet de forma ainda mais brusca: não bastasse ter derrubado os servidores do Twitter no breve intervalo entre o anúncio de que Michael estava sendo transportado para um hospital em uma ambulância e a confirmação de sua morte, a rede social tornou-se o principal canal para saber o que estava acontecendo com o cantor. Todos linkavam todos e logo que sua morte foi confirmada, Michael Jackson dominou nove dos 10 tópicos de discussão do dia – na décima posição, a pantera Farrah Fawcett, que também morreu no mesmo dia. Foi o suficiente para que o Twitter não suportasse a quantidade de acessos.

No Yahoo!, a matéria "Michael Jackson rushed to hospital" foi o link com mais cliques na história do portal, tendo gerado 800 mil cliques em 10 minutos. O Yahoo! News, aliás, registrou o maior número de acessos de sua história, tendo recebido 16,4 milhões de visitantes únicos – superando de longe a antiga marca de 15,1 milhões de visitantes, do dia da eleição norte-americana.

Segundo Shawn White, diretor de operações da Keynote System, empresa que monitora o tráfego na web, "a velocidade média de download em sites de notícias dobrou de menos de quatro segundo para quase nove segundos", disse, em entrevista à BBC.

Por mais que as versões digitais ou mesmo os discos em si – sejam CDs ou vinis – possam dar uma ideia do impacto da notícia, ela é certamente infinitamente menor do que os milhões de MP3 trocados e baixados de forma ilegal.

Artista com 750 milhões de discos vendidos em seus 45 anos de carreira, Michael Jackson fez parte de um movimento que alavancou não apenas gerações de novos artistas, mas também vendas de discos. Por esse ponto de vista, Michael Jackson é um artista que nunca mais será igualado. A música saiu da mão de algumas dezenas de artistas e executivos para alimentar gratuitamente nichos infinitos. Michael Jackson é sinônimo de uma época em que o sucesso de um artista era medido em discos vendidos - uma era que metaforicamente morre junto com ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.