Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado internacional

Ações europeias fecham em baixa por preocupações com Dubai

Preocupações acerca da dívida de Dubai continuaram afligindo os mercados acionários globais

As ações europeias fecharam no menor nível em mais de três semanas nesta segunda-feira, com os papéis de companhias ligadas a petróleo entre os que tiveram as maiores quedas. Preocupações acerca da dívida de Dubai continuaram afligindo os mercados acionários globais.

O índice FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos principais papéis do continente, terminou em baixa de 1,29 por cento, a 986 pontos, menor patamar de encerramento desde 4 de novembro.

O indicador acumulou valorização de 1 por cento em novembro e de quase 53 por cento ante a mínima histórica atingida em 9 de março.

O governo de Dubai afirmou nesta segunda-feira que não é responsável pelas dívidas de seu conglomerado, oferecendo pouca transparência sobre um plano para adiar bilhões de dólares em pagamentos de dívidas que têm abalado os mercados mundiais.

O principal índice da bolsa de valores de Dubai despencou 7,3 por cento nesta segunda-feira.

"Não vemos isso como um ponto de retorno. Não estamos tão longe do pico recente", disse Teun Draaisma, estrategista de ações do Morgan Stanley, em Londres.

"A nova onda é crise de dívida soberana, em vez de crises bancárias. Mas, dolorosamente, esse tipo de risco significa que as taxas de juros permanecerão baixas. Nenhum governo em sã consciência dará início a um aperto monetário repentinamente. Achamos que o mercado se valorizará."

As ações do segmento de energia estiveram entre as maiores perdedoras, mesmo com os preços futuros do petróleo ensaiando uma recuperação, sendo negociados acima de 76 dólares o barril após tocarem as mínimas em seis semanas na sessão anterior.

BP, Royal Dutch Shell, BG Group, Total e StatoilHydro cederam entre 1,6 e 2,8 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,05 por cento, a 5.190 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,05 por cento, para 5.625 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,11 por cento, a 3.680 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,25 por cento, para 21.928 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,12 por cento, a 11.644 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 recuou 1,34 por cento, para 8.253 pontos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.