• Carregando...
Dia 2 Welcome Tomorrow: mulheres ocupam lugar de destaque no futuro da inovação
| Foto: Aléxia Saraiva / Gazeta do Povo

No segundo dia do Welcome Tomorrow, realizado em São Paulo, o empreendedorismo da das mulheres foi o grande destaque. Seja na área da tecnologia, da alimentação ou de startups, a liderança feminina é fundamental quando falamos de como vamos viver no futuro.

O evento começou na quarta-feira (6) e vai até domingo (10) no São Paulo Expo. Ele reúne cerca de 25 mil pessoas em mais de 250 painéis. A Gazeta do Povo é o veículo oficial do evento e você acompanha em tempo real (veja abaixo) os principais destaques.

Apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, o evento paralelo Mulheres do Amanhã trouxe líderes mulheres de diversas áreas para mostrar como o futuro terá protagonismo feminino. Ela abriu o evento provocando os espectadores a refletir como a bioética é fundamental para se definir o futuro: qual o limite do compartilhamento de dados e da edição do DNA de uma pessoa? Como evitar que se criem castas biológicas?

A chef e empreendedora Paola Carosella foi o grande destaque da tarde, convidada para falar sobre a comida do futuro. Questionando o que é a comida atualmente, ela conta que, das 50 mil possibilidades de ingredientes existentes no mundo, apenas 250 são utilizados - sendo que 80% dos preparos vem de apenas 15 ingredientes. Nos alimentos ultraprocessados, a situação é ainda pior: são apenas cinco (soja, trigo milho açúcar e, sim, papel).

“A revolução verde fez com que a gente pudesse plantar e produzir muito, mas o que estamos produzindo é comida? A comida do futuro vai ser uma cópia falsa da comida de hoje? Eu não quero soja sabor bacon na minha casa no futuro - isso não é comida”, ressalta a chef.

Ela indica que a solução é ter a alimentação como prioridade, mas não como uma responsabilidade exclusiva das mulheres. “A comida do futuro tem que vir de famílias sadias, em que não é só a mulher que cuida da família”, explica.

Outro ponto alto do evento foi quando a co-fundadora da Escola de Você, Natalia Leite, abordou como a autoestima impacta a realização profissional das mulheres - ela leva a novas conquistas, que consequentemente melhoram a autoestima. “A mulher do futuro é a que entende que somos algo integral, que somos humanos por completo. O melhor jeito de saber se uma mulher passou a ter autoestima é quando ela deixa de viver a agenda dos outros e encontra a própria agenda, sabendo o que a deixa feliz para além de quem vive com ela”.

Outros temas debatidos foram, ainda, a transformação do corpo humano com a tecnologia, a moda do futuro e as mulheres no automobilismo.

Mulheres no comando

Uma das startups presentes no evento e que despertou a curiosidade do público é a Cochilo. Criado por Camila Jankavski, a empresa tem um conceito simples: tirar um cochilo rápido no meio do expediente. Este é o modelo de negócio da Cochilo, uma startup que surgiu em 2012 na cidade de São Paulo e quer expandir para outras cidades brasileiras. A empresa conta com mais de 40 cabines espalhadas pela capital paulista em que você pode relaxar e descansar no meio do dia.

A Cochilo funciona com uma espécie de cabine com uma cama, luz e sons que propiciam o descanso. O tempo varia de 15 minutos (R$ 12) a duas horas (R$ 25). O pagamento para usar ainda é feito por meio de uma pessoa mas a ideia é que o modelo seja digital com um aplicativo que será lançado em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]