
A Adidas é a campeã de reclamações do monitoramento da Black Friday no site Reclame Aqui. Da última sexta-feira (25) até a tarde desta quarta (30), a marca registrava 1022 reclamações. A maioria delas devido ao cancelamento das compras feitas pelos clientes no site da empresa entre as 6h e 15h do último sábado (26), um dia depois da Black Friday.
Segundo relato de consumidores, na data, todos os produtos do site estavam anunciados por R$ 129,99. Na segunda-feira (28), porém, a Adidas encaminhou mensagens por e-mail informando que as compras estavam canceladas devido a problemas operacionais que teriam ocorrido no site da empresa.
“Achei que era uma super promoção, por tempo limitado, que a Adidas estava fazendo”, conta o publicitário Guilherme Oliveira, que comprou cinco produtos.
Logo após receber o e-mail da empresa informando sobre o cancelamento, no fim da tarde de segunda-feira, Oliveira entrou em contato com o SAC da marca, que afirmou que o dinheiro seria estornado em 10 dias. A empresa também prometeu um voucher de desconto de 30% para futuras compras. O publicitário já fez reclamação no Procon.
O engenheiro Ângelo Stenzel passou pela mesma situação, ao comprar dois pares de tênis e agasalhos, pagos no cartão de crédito. Respondeu ao e-mail da empresa, enviado no início da noite de segunda-feira, que não aceitava o cancelamento das compras, uma vez que, por se tratar de um período de Black Friday, os preços pareciam cabíveis.
Stenzel foi uma das mais de mil pessoas que, desde a última sexta (25), registraram reclamação contra a Adidas no site Reclame Aqui. Antes do ocorrido, a empresa contava com apenas duas ocorrências.
Na tarde desta quarta-feira (30), a Gazeta do Povo tentou contato com a Adidas para que a empresa pudesse se pronunciar sobre a situação, mas não obteve sucesso. Em comunicado replicado no Reclame Aqui, a marca afirmou o seguinte:
Esclarecemos que devido aos problemas operacionais em nosso site, adidas.com.br, ocorridos no dia 26/11/16, das 6:00 às 15:00, tivemos que cancelar todos os pedidos efetuados no período.
A adidas é uma empresa comprometida com os seus consumidores e sempre busca atendê-los com o mais alto nível de excelência. Assim, com o intuito de minimizar eventuais transtornos, além de garantir nenhum prejuízo financeiro aos nossos clientes, que terão devolução integral dos valores, estamos entrando em contato individualmente com todos que realizaram compras no período.
Por último, Informamos que o motivo do problema ainda está sendo investigado por times no Brasil e na Alemanha.
Código de Defesa do Consumidor e Procon
De acordo com o entendimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), aquilo que for ofertado por determinado valor pelo fornecedor deve ser cumprido. A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, afirma, porém, que há situações em que a empresa pode alegar erro na oferta.
“Um telefone que, normalmente, custa mais de R$ 2 mil e que seja ofertado por menos de R$ 500 pode ser uma hipótese”, exemplifica.
Acontece que o caso da Adidas ocorreu justamente durante o período de Black Friday, quando os descontos podem ser bastante significativos. Desta forma, a empresa teria que cumprir com suas obrigações, não podendo alegar que houve engano justificável.
O consumidor que quiser abrir uma reclamação no Procon deve comparecer à sede do órgão de seu estado ou município munido de comprovante de endereço, CPF, RG e provas da relação de consumo, como nota fiscal, e-mails e prints da compra. Em Curitiba, o Procon fica localizado na Rua Pres. Faria, 431 - Centro.
Colaborou: Mariana Balan.



