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As passagens aéreas podem ser pagas em dinheiro ou cheque, à vista ou parcelado | Antônio More/ Gazeta do Povo
As passagens aéreas podem ser pagas em dinheiro ou cheque, à vista ou parcelado| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Ampliação

Azul analisa 50 cidades para futuras ligações

A Azul informou ontem que 50 cidades são analisadas para a expansão regional da companhia, que ocorrerá a partir de novembro de 2011. De acordo com o presidente executivo, Pedro Janot, esse é o número de municípios que poderá ser atendido pelas 40 aeronaves turboélice ATR, compradas no Reino Unido em julho. Por razões estratégicas, a companhia aérea não revela quais serão as cidades de médio porte do país que serão ligadas a centros regionais já atendidos pela empresa. Janot indicou, porém, que municípios na região de Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro devem ser incluídos no plano.

As companhias aéreas do Brasil estão de olho no potencial de crescimento que a venda de passagens para a classe C apresenta no país. A Azul divulgou ontem que está em negociação com redes de supermercados para vender bilhetes em lojas de varejo voltadas para esse público. Segundo o presidente-executivo da empresa, Pedro Janot, as parcerias estão sendo estruturadas e devem ser anunciadas em breve. A estratégia é similar à da TAM, que passará a comercializar passagens em parceria com a Casas Bahia.Segundo Paulo Nascimento, diretor comercial de marketing e de TI, a expectativa da Azul é oferecer a venda de passagem no varejo antes da concorrente. Janot afirmou, em encontro com agentes de viagem após o voo inaugural da rota Campinas-Brasília, que as empresas devem expandir a capilarização das agências para atrair o público de renda menor. "As agências focaram muito no público corporativo e nas viagens de lazer desse público. Agora queremos que elas peguem esse novo cliente pela mão", disse o executivo.

A Gol vem experimentando essa ampliação desde o mês passado, quando a companhia anunciou que trabalha para criar uma rede de lojas físicas próprias em regiões de comércio popular – como a unidade que já está em funcionamento no centro de São Paulo.

"Estamos buscando a nova classe emergente, que já é tão poderosa. Queremos trazer esse cliente para andar de avião, deixando para trás o ônibus", disse o presidente da Azul, ao citar formas de pagamento facilitadas de que a empresa dispõe para atender a essas pessoas. Entre as novidades, a Azul informa que poderão ser vendidos bilhetes em débito em conta parcelado, cartão de crédito recorrente (onde só é bloqueado no limite do cartão do passageiro o valor da parcela mensal descontada), boleto à vista ou parcelado, além de pagamento em cheque parcelado. "Só não voa quem não quer", disse Nascimento, ao explicar que o passageiro pode até optar por depositar o valor da passagem na conta corrente da Azul, se não tiver outro meio de fazer o pagamento.

TAM

Hoje a TAM deve anunciar oficialmente a parceria com a Casas Bahia para a venda de passagens aéreas em lojas da rede varejista. O projeto deverá começar em duas unidades localizadas na Grande São Paulo, e gradualmente chegará a todo o país até o fim do ano, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

As passagens seriam vendidas em espaços próprios da TAM dentro das lojas da Casas Bahia, sem usar o crediário da rede, informou o jornal. Atualmente, a companhia aérea já parcela passagens em até 48 vezes para clientes do Banco do Brasil e do Itaú. Na Gol, o programa Voe Fácil permite o parcelamento em até 36 vezes. A empresa, que vem enfrentando problemas nos últimos dias, com atrasos e cancelamentos, abriu recentemente uma loja do Voe Fácil no Largo 13 de Maio, em São Paulo.

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