Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oeste do PR

Aeroporto de Cascavel volta a operar com seis voos diários

Em maio deste ano, o terminal sofreu uma redução no número de decolagens por causa do rebaixamento do nível de proteção contra incêndios. Treinamento possibilitou retorno dos voos

Diretoria patanista espera 15 mil pessoas no jogo contra o ABC no sábado (7) | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Diretoria patanista espera 15 mil pessoas no jogo contra o ABC no sábado (7) (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

O aeroporto de Cascavel, no Oeste do Paraná, voltou a operar, nesta quarta-feira (4), com seis voos diários. Em maio deste ano, o terminal sofreu uma redução no número de decolagens porque teve seu nível de proteção contra incêndios rebaixados de 5 para 3 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com o rebaixamento, dois voos que ligavam a cidade à Curitiba tiveram de ser suspensos.

A queda de nível de proteção ocorreu por conta da deficiência no quadro de bombeiros que atuavam no local. Na época, o quadro de proteção era formado por quatro profissionais, sendo que apenas um era bombeiro. Os outros três eram guardas patrimoniais cedidos pelo município e treinados para atuar em casos de prevenção e combate a incêndios.

A Anac não reconheceu o treinamento desses guardas, pois, para a Secretaria de Aviação Civil (SAC), só é válido o treinamento realizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Isso levou a administração de Cascavel a treinar 15 guardas patrimoniais com a Infraero. O custo foi de R$ 120 mil, segundo a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) de Cascavel.

Agora, a brigada de incêndio do aeroporto conta com 15 guardas devidamente treinados e cinco bombeiros profissionais, que já tinham passado anteriormente pelo mesmo treinamento.

A adequação elevou o nível de proteção do terminal para 4, o que possibilitou o retorno dos voos suprimidos.

Fluxo

Com a volta dos dois voos – gerenciados pela empresa Azul – o fluxo de passageiros por mês no terminal deve chegar a 20 mil. Até então, o número médio era de 15 mil no período.

Atualmente, dos seis voos que operam no aeroporto de Cascavel, quatro têm como destino Curitiba, e dois, Campinas (SP). As rotas são realizadas pelas empresas Azul e Trip.

Guarulhos

Ainda este ano, o terminal aeroportuário de Cascavel pode ganhar dois voos diários para Guarulhos (SP). De acordo com o presidente da Cettrans, Paulo Gorski, a empresa Passaredo pretende se instalar no terminal para oferecer os voos do novo destino. Segundo ele, as negociações já foram feitas, e a empresa aguarda apenas a chegada de novas aeronaves para começar a oferecer o serviço no município.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.