• Carregando...

Nesta terça (23), no Dia Nacional de Luta dos Aeroviários e Aeronautas, os profissionais de diversos Estados decidiram protestar nos aeroportos para exigir reajuste salarial e melhores condições de trabalho. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, cerca de 200 pessoas realizaram uma manifestação. Eles colocaram uma caixa de som dentro do saguão do aeroporto na área do check in. Os profissionais exigiram cartazes e fizeram discursos pela campanha salarial. A categoria pede reajuste de 15%.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, pelo menos 20 pessoas protestaram hoje cedo. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o ato não prejudicou as operações. Francisco Alves, diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), disse que manifestações foram feitas também no Galeão, no Rio, e nos aeroportos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Salvador, na Bahia. O ato também deve ser realizado entre hoje e amanhã no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Além da questão salarial, o SNA afirma que os profissionais querem aumento no número do quadro de funcionários. "Enquanto a média de passageiros transportados dobrou, o número de funcionários nas companhias sofreu uma drástica redução. A relação passou de 1.096 passageiros por aeroviário em 1995 para 1.552 passageiros por aeroviário em 2009", diz Alves.

Caso as negociações não avancem, a categoria ameaça paralisar as atividades entre o Natal e o ano novo. Amanhã, representantes do sindicato e das empresas aéreas farão uma reunião no Rio para discutir o dissídio da categoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]