• Carregando...

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) anunciou nesta segunda-feira o rebaixamento da nota do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que passa de triplo A para AA+. A agência ainda não decidiu qual será perspectiva dada ao rating do fundo, se estável ou negativa.

Esta decisão é consequência do rebaixamento das notas das dívidas soberanas de França (segundo maior mantenedor do fundo) e Áustria, na última sexta-feira, países com classificação 'AAA' , que participam do fundo. A agência considera que as obrigações do FESF não são completamente sustentadas pelas garantias de seus países membros classificados como 'AAA' nem tampouco pelas ações 'AAA'.

A agência não exclui, no entanto, revisar a nota do fundo novamente para 'AAA', caso garantias suplementares sejam apresentadas.

A capacidade de empréstimo do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), porém, não será afetada, disse o responsável pelo fundo, Klaus Regling. "O FEEF possui os meios para cumprir seus compromissos atuais e outros mais até que entre em vigor o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), em julho", disse Regling, em um comunicado.

Comunicado do fundo assinado por Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, manteve a mesma linha ao afirmar que "os membros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira mantêm sua determinação de manter a nota "AAA", respaldando o organismo com suas garantias."

Juncker lembrou que os países da Eurozona decidiram reforçar seus instrumentos de estabilização e assegurou que o FESF tem recursos suficientes para cumprir seus compromissos atuais e de futuros programas de ajustes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]