Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conjuntura

Ainda em alta, serviços mantêm crescimento próximo a 10%

Setor de transportes, incluindo aviação, registrou a maior variação em setembro. Profissionais que trabalham para as famílias também tiveram crescimento expressivo

Salão de cabeleireiros em Curitiba: serviço prestado às famílias tem tido forte crescimento | Letícia Aketim/ Gazeta do Povo
Salão de cabeleireiros em Curitiba: serviço prestado às famílias tem tido forte crescimento (Foto: Letícia Aketim/ Gazeta do Povo)

O setor de serviços no Brasil cresceu 9,6% em setembro de 2013 em relação a igual mês de 2012, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada ontem pelo IBGE. O porcentual é superior àqueles observados em agosto (6,6%) e julho (9,1%).

No mês, os serviços prestados às famílias – que incluem trabalhos domésticos e outros, como cabeleireiros, creches e restaurantes – registraram variação de 9,5%, os serviços de informação e comunicação, de 8,1%, os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 9,0%, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 12,1% e Outros serviços, de 7,0%. O crescimento nominal acumulado no ano ficou em 8,4% e o acumulado em 12 meses, em 8,7%. A taxa de crescimento de setembro ficou no mesmo patamar da taxa registrada em janeiro de 2013 e inferior apenas às taxas registradas em outubro de 2012 (11,7%) e abril de 2013 (11,6%).

Segundo o IBGE, os resultados acumulados no ano indicam que nos nove meses de 2013, o crescimento nominal em relação ao mesmo período de 2012 situou-se no patamar de 8,4%. Neste período, o segmento Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou o maior crescimento (10,9%), com destaque para os Transportes aéreo e aquaviário, com crescimento de 17,8% e 17,3%, respectivamente.

Nesse confronto, os Serviços prestados às famílias registraram o segundo maior crescimento acumulado, com 10,0%, em que os Serviços de alojamento e alimentação cresceram 10,7%. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares registraram crescimento acumulado de 8,2%, os Serviços de informação e comunicação, 6,8% e Outros serviços, 5,0%.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre deste ano vai trazer informações mais completas e precisas sobre o comportamento do setor de serviços, afirma o instituto. O IBGE irá incorporar ao cálculo do PIB a sua nova pesquisa mensal de serviços, que começou a ser divulgada este ano e que, por enquanto, mede apenas a receita do setor. "Com certeza haverá um impacto no resultado porque passamos a ter uma informação mais completa", disse a economista do IBGE Rebeca Palis. "Não dá para dizer ainda se o impacto será grande ou não."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.