O Airbnb anunciou uma novidade em sua plataforma para garantir mais segurança para quem for alugar seu imóvel. A empresa vai trazer uma ferramenta para que vizinhos também possam avaliar um hóspede. A ideia é fazer que os proprietários saibam como o locatário está se comportando, além de alertar para outros usuários quem são aqueles que fazem festas ou apresentam algum tipo de comportamento indevido.
Segundo o diretor-presidente da Airbnb no Japão, Yasuki Tanabe, a nova função deve ser liberada globalmente dentro de algumas semanas e vai oferecer um formulário online para que os vizinhos possam preencher com comentários e reclamações sobre determinado hóspede. Essas críticas serão avaliadas pela equipe de atendimento ao cliente da companhia, que vai tomar as ações necessárias para o caso. No entanto, o executivo não revelou se essas avaliações serão públicas ou não.
“Uma das questões mais importantes enfrentadas pela economia compartilhada é como as pessoas que fazem parte dela coexistem com aquelas que não fazem”, revelou Tanabe em um painel do governo em Tóquio nesta segunda-feira (14). “O primeiro passo nessa direção é dar aos vizinhos a oportunidade de comentar ou reclamar”.
E a escolha do Japão para estrear a novidade não foi por acaso, já que a popularidade do Airbnb no país vem causando problemas nas vizinhanças. Como as áreas residenciais possuem prédios muito próximos, as festas promovidas por alguns hóspedes vêm incomodando quem mora ao lado — o que forçou a companhia a criar maneira de impedir que casos assim continuem acontecendo. Tanto que a audiência pública da qual o executivo participou visa exatamente regulamentar esse tipo de serviço no país.



