• Carregando...

O Ministério alemão de Economia elaborou um programa de crescimento para a Europa, cuja cópia foi obtida nesta terça-feira (5) pela agência AFP, que pede a "exploração do potencial do mercado comum" e a realização de reformas pelos estados membros.

Este documento, de oito páginas, será submetido ao final do mês aos sócios europeus da Alemanha, muitos dos quais pedem insistentemente medidas de estímulo de crescimento para acompanhar as medidas de rigor à ordem do dia na Europa.

O programa também servirá de base para as negociações com os partidos alemães de oposição, cujo apoio o governo busca para a votação nas próximas semanas no Bundestag [parlamento alemão] do pacto orçamentário.

Ortodoxia orçamentária e crescimento são as duas faces da mesma moeda", segundo este documento, que retoma uma das fórmulas favoritas da chanceler Angela Merkel.

"Contudo, o crescimento duradouro não se compra com programas de gastos públicos, nem com intervenções estatais que falsificam a competitividade com uma política monetária muito expansiva", diz o texto.

As medidas e os projetos propostos, reunidos em cinco capítulos, consistem essencialmente em sugestões de reformas a serem realizadas pelos próprios estados, ou em pedidos por uma melhor utilização dos recursos e dos mecanismo europeus existentes.

Assim, os países da UE estão convidados a "implementar condições favoráveis à atividade empresarial", com uma administração competente, e a acelerar as privatizações e a reforma de seu mercado de trabalho.

De maneira geral, "é preciso continuar a exploração do potencial do mercado comum", por exemplo através de uma melhor conexão dos mercados de energia o estímulo ao comércio em linha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]