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Alibaba passa Facebook logo na estreia na bolsa

Misto de comércio eletrônico e sistema de buscas, empresa chinesa fechou pregão de Nova York valendo US$ 230 bilhões

Jack Ma, fundador da Alibaba, bate o sino na abertura do pregão: alta de 38% na estreia | Brendan Mcdermid/Reuters
Jack Ma, fundador da Alibaba, bate o sino na abertura do pregão: alta de 38% na estreia (Foto: Brendan Mcdermid/Reuters)

A empresa chinesa de internet Alibaba, um misto de comércio eletrônico e sistema de buscas, fez sucesso ontem na estreia na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse). A companhia fechou o pregão valendo quase US$ 230 bilhões, mais que tradicionais companhias dos Estados Unidos, como IBM, Amazon e Coca-Cola, e General Motors e Ford juntas. A chinesa também vale mais que nomes famosos da internet, como o Facebook (US$ 200 bilhões). As ações dispararam 38%, a maior alta do dia, e foram também as mais negociadas.

O início dos negócios da Alibaba, que até há pouco tempo era desconhecida dos norte-americanos, causou alvoroço em Wall Street. O prédio da Nyse amanheceu com uma enorme faixa com o nome da empresa cobrindo a fachada de sua sede, uma bandeira da China e centenas de curiosos, sobretudo asiáticos, se aglomeravam na porta da bolsa. Só da imprensa da China havia 140 jornalistas.

Os principais executivos da Alibaba, liderados pelo bilionário Jack Ma, fundador da empresa, foram todos tocar o sino de abertura da bolsa ontem e tirar fotos. A fatia de Ma na empresa é avaliada em US$ 18 bilhões e, com a disparada dos papéis na estreia, o Wall Street Journal criou em sua página na internet um contador para medir a fortuna do empresário em tempo real.

A Alibaba seria uma das 15 maiores empresas do índice S&P 500, formado pelas grandes companhias norte-americanas de Nyse. A chinesa, porém, não vai poder fazer parte do indicador porque sua sede fica fora dos EUA. Apesar de bater nomes conhecidos, ainda vale menos que outras gigantes do setor de tecnologia, como o Google (US$ 400 bilhões) e a Apple (US$ 610 bilhões).

A forte demanda pelas ações fez a empresa elevar o preço sugerido para os papéis e, no fechamento do livro de oferta, as ações foram vendidas pelo teto, a US$ 68. Na estreia, os papéis subiram ainda mais e fecharam com alta de 38%, a US$ 93,89. O lançamento das ações dominou o noticiário da televisão e dos jornais dos EUA ontem, como o The New York Times e o Wall Street Journal, o primeiro usando três páginas inteiras para falar da empresa chinesa.

Riscos

Com uma captação de US$ 21,8 bilhões, a abertura de capital da Alibaba é a maior da história, batendo nomes como a bandeira de cartões Visa (que captou US$ 19,7 bilhões), a General Motors (US$ 18,1 bilhões) e o Facebook (US$ 16 bilhões). Apesar do sucesso e da forte demanda, analistas também alertaram para riscos na empresa. Um dos principais é sua confusa estrutura corporativa. Quem está abrindo o capital na verdade é a Alibaba Group, que tem sede nas ilhas Cayman e não revela a verdadeira participação nas empresas operacionais do grupo.

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