A fabricante de bebidas AmBev anunciou que irá encerrar as atividades da sua unidade em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, o que acarretará na demissão de 146 funcionários. Segundo a empresa, a capacidade de produção de cervejas será direcionada para outras três unidades paulistas, localizadas nas cidades de Jacareí, Guarulhos e Jaguariúna.
A fábrica em Mogi Mirim possuía 166 funcionários. Os 20 que não foram demitidos serão transferidos para as outras unidades do estado de São Paulo. A empresa informou que os funcionários que perderam o emprego manterão o plano de saúde por cinco meses e poderão ser recontratados no segundo semestre, quando começa a produção para o próximo verão.
Segundo comunicado, a AmBev justificou a atitude com uma adaptação à "curva sazonal do mercado de cervejas" as vendas tradicionalmente recuam com o término do verão e com as "expectativas de crescimento do mercado para o ano", que devem desacelerar como resultado da crise econômica mundial.
"Além disso, a AmBev foi a única cervejaria brasileira que teve um aumento da carga de impostos federais (IPI, PIS e Cofins) em 2009, sendo necessário assim encontrar alternativas para compensar essa desvantagem relativa frente a concorrência", disse a empresa no comunicado.
A AmBev divisão nacional da Anheuser-Busch InBev é atualmente a quinta maior companhia cervejeira do mundo e lidera o mercado brasileiro da bebida, detendo cerca de 67% de participação até o terceiro trimestre de 2008.



