Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Planos de saúde

Amil mira classes C e D para crescer no Paraná

“Hoje, 75% da população das classes A e B tem planos de saúde. Nos segmentos C e D, essa participação é de 33%. Portanto, ainda temos um grande potencial nesse mercado”. Cassio Zandoná, superintendente da Amil Paraná | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
“Hoje, 75% da população das classes A e B tem planos de saúde. Nos segmentos C e D, essa participação é de 33%. Portanto, ainda temos um grande potencial nesse mercado”. Cassio Zandoná, superintendente da Amil Paraná (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Depois de aumentar em 30% sua carteira de clientes no Paraná em 2008, a operadora de planos de saúde Amil tem projetos ambiciosos para este ano. A empresa se prepara para reforçar sua atuação nas classes C e D e acredita que a crise econômica pode trazer oportunidades de aquisições no mercado. Com um caixa de R$ 1,2 bilhão – parte dele fruto da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) realizada em 2007 –, a empresa prevê que os preços das concorrentes vão ficar mais atraentes.

"Há uma tendência de que, com a crise, as empresas do setor fiquem mais baratas", diz Cassio Zandoná, superintendente da Amil Paraná. Por vários meses, o mercado especulou sobre o interesse da empresa no Hospital Santa Cruz e na operadora Paraná Clínicas, mas o executivo desconversa. "Faz um ano que falamos pela última vez com eles. Não temos nada em andamento."

Antes mesmo do IPO, a Amil, que tem sede no Rio de Janeiro, já vinha fazendo aquisições. Em julho de 2007, desembolsou R$ 53 milhões pela curitibana Clinihauer, que hoje opera com a bandeira Dix, criada para atender às classes C e D. Com planos de cerca de R$ 90 por mês, o segmento econômico é o nicho no qual a empresa vê as maiores oportunidades de expansão. "Hoje, 75% da população das classes A e B tem planos de saúde. Nos segmentos C e D, essa participação é de 33%. Portanto, ainda temos um grande potencial nesse mercado", diz Zandoná.

O superintendente antecipa que tem engatilhado um investimento de R$ 2 milhões em um novo centro médico Dix, no bairro Cabral, em Curitiba, que começa a funcionar no primeiro trimestre. Com ele, deve ser lançado um novo produto econômico, mas a empresa faz mistério sobre os detalhes.

Em 2008, a Amil Paraná investiu R$ 15 milhões, usados na ampliação da estrutura de atendimento, como a inauguração de duas unidades avançadas do hospital Milton Muricy – que também ganhou um centro de diagnóstico por imagem –, de um centro de atendimento Dix e da ampliação do Total Care, voltado para clientes dos planos Amil.

A expansão ajudou a engordar a carteira no Paraná, que cresceu 30%, para 215 mil clientes, e elevar o faturamento em 58%. Além do Dix, a Amil oferece os planos Amil e Amil Blue, para as classes A e B. No Brasil, a Amil registrou faturamento de R$ 3,4 bilhões em 2007, com atuação no Rio, São Paulo, Paraná e Distrito Federal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.