• Carregando...

RPC lidera no setor de comunicação

A Sociedade Rádio Emissora Paranaense, que reúne as emissoras de Curitiba e Londrina afiliadas à Rede Globo, obteve no ranking "Grandes & Líderes" da Revista Amanhã o primeiro lugar em rentabilidade (33,86%) no setor de comunicação na Região Sul, em 2006. As emissoras integram a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), assim como o jornal Gazeta do Povo, destacado no ranking como a 5.ª maior receita bruta do setor (R$ 90,37 milhões).

Leia a matéria completa

A pesquisa da Revista Amanhã utiliza apenas balanços publicados ou enviados para ela pelas empresas que analisa, o que, de acordo com o sócio da PriceWaterhouseCoopers, Carlos Biedermann, garante maior segurança à análise. Por outro lado, deixa algumas grandes de fora, como ocorreu nesta edição com a Usina Santa Terezinha, maior do estado na produção de açúcar e álcool, cujo balanço não foi obtido.

A pesquisa utiliza o indicador batizado de "Valor Ponderado de Grandeza" (VPG), que considera patrimônio líquido, receita bruta e resultado líquido. "Diminuímos as desigualdades entre as empresas para melhor compará-las", diz Biedermann.

Pesquisas de outras publicações utilizam critérios diferentes e por vezes listam empresas que não aparecem em novas versões. Na pesquisa "Melhores e Maiores", da Revista Exame, que analisa crescimento, rentabilidade, saúde financeira, investimentos, participação de mercado e produtividade por empregado, a edição de 2006 traz como 11.ª empresa do ramo de bens de consumo do país a cooperativa Batávia, que não consta no levantamento de Amanhã.

Mas a comparação pode revelar coincidências. A Positivo Informática é primeiríssima na lista da revista Exame no ramo de tecnologia e também no ranking de receitas brutas do ramo de informática do Sul (de Amanhã). A Berneck Aglomerados, 3.ª maior do ramo de construção do país para Exame, é 3.ª maior do Sul para a Amanhã no ramo de madeira.

Pelo critério de Amanhã, a Copel é a 4.ª maior empresa do Sul do país, e é a 56.ª do país para o ranking Valor 1000, listagem das mil maiores empresas brasileiras do jornal Valor Econômico. A Companhia Providência, líder de mercado em tecido nãotecido, é 56.ª do Sul e 450.ª do país, pelo mesmo critério.

Em seu editorial na edição de Grandes & Líderes deste ano, o editor Eugênio Esber destaca a importância para o mercado de se observar "as estratégias postas em marcha por quem teve de enfrentar incontáveis problemas para vender mais e robustecer as margens de lucro". E destaca casos que considera exemplares de várias paranaenses, como a ALL Logística, Bematech, TCP, Cimento Itambé, O Boticário, Copel e Sociedade Rádio Emissora Paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]