
O tamanho, à primeira vista, incomoda e pesa no bolso. São generosos 14,6 centímetros de altura e 163 gramas, que não passam despercebidos. Lançado no Brasil no fim de junho, o Xperia Z2, celular top de linha da Sony, chama a atenção pelo porte e pelo visual clean, praticamente idêntico à versão anterior, o Z1. A diferença está mesmo no desempenho e na aposta nos recursos da câmera traseira, que tem 20,7 MP.
O Xperia Z2 tem tela Full HD de 5,2 polegadas, que contribui - e muito - para a visualização de vídeos na internet ou por meio da TV digital, outra função destacada pela Sony, embora a resolução dos canais tenha deixado bastante a desejar durante teste feito em Curitiba. A tela avantajada também facilita a vida dos fotógrafos de plantão na hora de capturar imagens e no momento de visualização e edição.
Não bastasse a câmera de 20,7 MP, o celular traz uma série de recursos pré-programados de fácil manuseio. Com um simples toque na tela, é possível desfocar o plano de fundo da foto e obter um efeito profissional semelhante ao das câmeras DSLR. Outra função interessante é o Timeshift, tanto para fotos quanto para vídeos, utilizado para capturar objetos em movimento. O app captura clipes de alta velocidade em 120 quadros por segundo e permite aplicar câmera lenta em trechos específicos do vídeo. No caso da foto, são 61 quadros em apenas dois segundos.
Há também um recurso que promete fazer sucesso entre as crianças, adicionando animações de realidade aumentada às fotos e vídeos, como dinossauros e cenários submarinos. A câmera frontal, de 2,2 MP, vai agradar aos fanáticos por selfie, principalmente aos que costumam trazer os amigos para participar da foto. O resultado, mesmo em ambientes de pouca iluminação, é acima da média, comprovando que, cada vez mais, as fabricantes têm dado atenção à câmera auxiliar dos smartphones.
A título de comparação, o Galaxy S5, da Samsung, tem câmera principal de 16 MP e frontal de 2 MP, enquanto a câmera traseira do iPhone 5S, da Apple, tem 8 MP e a frontal, 1,2 MP.
O Xperia Z2 também tenta fazer a sua parte para popularizar a tecnologia 4K, formato de captura e transmissão de vídeo com resolução quatro vezes superior ao Full HD -- a Sony é uma das maiores produtoras de televisores em 4K no mundo. A opção de filmar em 4K pelo celular pode ajudar a trazer conteúdo para os poucos consumidores que já tem uma TV neste formato, até porque, somente pela tela do smartphone, a diferença de resolução não fica tão evidente assim. O mesmo ocorre ao se baixar e visualizar o vídeo pelo computador.
Neste momento, o 4K do Z2 parece mesmo mais um recurso propagandístico para diferenciar o modelo de outras opções no mercado do que uma funcionalidade que será usada com frequência pelo consumidor. Vale lembrar que o Galaxy S5 também filma em 4K.
Bateria
Um dos trunfos do Z2 é a durabilidade da bateria. Em teste feito pela revista Info Exame, a bateria durou 10 horas e 20 minutos rodando vídeos, com wi-fi e bluetooth ativados. Durante uso frequente, com acessos a redes sociais, internet, vídeos e aplicativos apenas pelo wi-fi o aparelho manteve-se ligado por quase dois dias, durante o teste feito pela Gazeta.
Um dos recursos que ajuda é o modo Stamina, que evita o desperdício da carga da bateria o celular detecta quando você não está usando o display e desliga automaticamente as funções que não são necessárias. É possível escolher os apps que devem continuar rodando ininterruptamente, para que as notificações não sejam perdidas.
Pulseira
Ao comprar o Xperia Z2 no Brasil, por R$ 2.499, o consumidor leva junto a pulseira inteligente SmartBand SWR10, que monitora os movimentos do usuário durante o dia e mesmo à noite. Os dados são encaminhados para o aplicativo Lifelog, que cria uma espécie de diário da rotina do usuário além de mostrar quantos passos foram dados no dia, quantas calorias perdidas e quantas horas de sono, o app registra exatamente quantos minutos foram passados acessando as redes sociais, vendo fotos ou mensagens no celular.
A pulseira também avisa, por meio de vibrações não há uma tela, apenas três LEDs quando o smartphone recebe alguma chamada ou notificação. Este recurso também funciona com outros celulares com Android 4.4.
A pulseira é bastante discreta e não chega a incomodar quem já é acostumado a usar outros produtos no pulso, como um relógio ou bracelete. A intenção da Sony é que o usuário permaneça com a SmartBand durante 24 horas, até durante o banho tanto o celular quanto a pulseira são à prova de água.
As funcionalidades mais interessantes, porém, se restringem mesmo ao monitoramento das atividades físicas e parece uma boa jogada da Sony ter incluído a pulseira junto do celular, já que, sozinha, a SmartBand está sendo vendida por R$ 399, um investimento que só mesmo os mais aficionados devem se dispor a fazer.
Confira as principais especificações do Xperia Z2:- À prova dágua e resistente à poeira (IP55 e IP58)- TV digital - Full HD- Filmadora em 4K- SteadyShotTM- Som estéreo com tecnologia de cancelamento de ruído- Câmera 20.7 MP - Processador Qualcomm Snapdragon 801- Tela TRILUMINOS® - 5.2" com Live Colour Led- Android 4.4 (Ki Kat)- Tecnologia 4G- Bateria de 3.200 mAh- Vidro temperado, resistente a impactos- Disponível nas cores preta e branca





