• Carregando...
Antena de conectividade móvel. | /Pixabay
Antena de conectividade móvel.| Foto: /Pixabay

Os leilões das faixas que serão usadas para a tecnologia 5G devem ficar para o segundo semestre de 2019, de acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. “Há ainda uma série de ações a serem elaboradas, uma série de consultas públicas, com relação principalmente às frequências que seriam destinadas para isso”, afirmou a jornalistas após participar da 20.ª edição da Futurecom, feira de telecomunicações que reúne empresários e representantes do governo.

Quadros afirmou que trabalhos com as frequências mais baixas, como 2,3 GHz e 3,5 GHz, já estão em curso. “Inclusive com testes de campo sendo realizados com participação da indústria, operadoras e institutos de pesquisa, para começar a fazer a avaliação de eventuais interferências e performance.”

LEIA TAMBÉM:Conta Azul investe R$ 60 milhões para conectar PMEs e contadores na nuvem

Já sobre a frequência milimétrica, de 26 GHz, o presidente da Anatel afirma que esse assunto ainda depende de uma reunião da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês) que só acontecerá no ano que vem.

A principal promessa do 5G é reduzir a latência, ou seja, o tempo de resposta entre dois dispositivos que se comunicam via internet. Esse avanço, somado a velocidades ainda maiores que as oferecidas pelo 4G, prometem dar as bases para um novo salto tecnológico em diversas áreas, da indústria aos veículos autônomos.

Saída do cargo

Juarez Quadros está de saída da presidência da Anatel — seu mandato expira no próximo mês. Na segunda-feira (15), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, disse que o secretário da radiodifusão da pasta, Moisés Queiroz Moreira, é o indicado para assumir a presidência da agência reguladora.

Segundo Juarez Quadros, seu nome foi indicado por Kassab para uma eventual recondução ao cargo, mas o presidente da República teria dito que ele deveria atender uma solicitação política na indicação de outro presidente da Anatel.

A indicação de Moreira será encaminhada ao Senado para passar por sabatina, e a expectativa é de que seu nome seja aprovado ainda neste ano, disse o ministro. “Ele é uma pessoa muito qualificada e fez um trabalho muito competente à frente da secretaria”, disse o ministro, em entrevista à imprensa após participar da abertura da vigésima edição da Futurecom, feira de telecomunicações que reúne empresários e representantes do governo.

LEIA TAMBÉM:Grandes incorporadoras lançam marcas exclusivas para o Minha Casa Minha Vida

Em um balanço de seu mandato, Quadros disse que conseguiu fortalecer a agência após um período de desgaste. “Hoje não faltam recursos para a Anatel fazer o seu trabalho de regulação e fiscalização pelo País inteiro.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]