Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Setor elétrico

Aneel avalia mudar cálculo da energia de curto prazo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa a possibilidade de mudar o critério que define o piso e o teto do preço da energia no mercado de curto prazo, o chamado Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). "Poderemos redefinir o valor teto e o valor piso, dentro de um processo que vai passar por consulta pública, audiência pública e uma ampla discussão", afirmou ontem o diretor-geral do órgão, Romeu Rufino.

Todos os anos, a agência divulga os novos valores, que têm sido atualizados pela variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Em 2013, o piso foi estabelecido em R$ 15,62, e o teto, em R$ 822,83 por megawatt-hora (MWh). Segundo Rufino, o valor inicialmente estabelecido pela Aneel foi definido há anos, com base na usina térmica de Camaçari (BA), avaliada como representativa para o sistema e o processo de precificação do PLD.

Disse ainda que, eventualmente, uma outra térmica pode ser escolhida para servir de base para esse cálculo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.