Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Aneel multa a Light em R$ 9,5 milhões por causa dos constantes apagões

Auto de infração foi emitido no dia 17 de fevereiro. Empresa diz em nota que vai se pronunciar no prazo regulamentar

Os constantes apagões ocorridos em novembro e dezembro de 2009 e em janeiro de 2010 levaram a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aplicar multa à empresa Light em R$ 9,5 milhões.

A fiscalização constatou falhas de manutenção e operação, equipamentos em final de vida útil e deficiência na gestão da carga nas redes subterrâneas do Rio, principalmente nos bairros de Leblon, Ipanema, Lagoa e Copacabana, na Zona Sul, e no Centro.

Em nota a Light informou que "analisará as razões elencadas pela Aneel e apresentará oportunamente os pontos de vista à agência reguladora, conforme previsto na regulamentação".

Segundo a Aneel, o auto de infração foi emitido no dia 17 de fevereiro e a concessionária de energia elétrica tem dez dias de prazo a contar do recebimento do documento para recorrer da multa.

A fiscalização, segundo a Aneel, é realizada periodicamente nas distribuidoras e transmissoras de energia do país. A atividade checa a manutenção de equipamentos e o atendimento aos clientes. Em caso de ocorrências recorrentes, há uma fiscalização pontual para apurar os incidentes.

De acordo com a nota da Aneel, "se for constatada falha de planejamento, operação ou manutenção, as penalidades vão de advertência à multa de até 1% do faturamento anual da empresa, conforme estabelecido na Resolução 63/2004 da Aneel".

A multa não desobriga a concessionária a reparar os problemas constatados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.