Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crédito

Anefac: taxa média de juros cai pelo 3º mês seguido

As linhas de crédito para pessoa física tiveram redução na taxa média de 0,09 ponto porcentual de setembro para outubro, ao passarem de 6,69% para 6 60% ao mês

As taxas médias cobradas em operações de crédito no País caíram em outubro, registrando o terceiro mês consecutivo de queda, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). As linhas de crédito para pessoa física tiveram redução na taxa média de 0,09 ponto porcentual de setembro para outubro, ao passarem de 6,69% para 6 60% ao mês.

Queda similar foi verificada nos juros cobrados de empresas, que estavam em 3,97% em setembro e ficaram em 3,89% em outubro. A Anefac espera novos recuos nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa básica de juros, a Selic.

Na avaliação da Anefac, a queda verificada em outubro pode ser atribuída ao momento favorável do País (mesmo com redução da atividade econômica), à crescente competição no sistema financeiro e aos cortes na taxa Selic. Além disso, segundo a Anefac, houve um aumento na oferta de crédito, que mostrou elevação de 2,3% de agosto para setembro e de 21,9% no acumulado em 12 meses.

A taxa média cobrada no varejo apresentou redução de 0,1 ponto porcentual em outubro ante setembro, para 5,44% ao mês. Para o cheque especial, o recuo foi ainda menor, de 0,02 ponto porcentual, para 8,21% ao mês, enquanto nos financiamentos de automóveis feitos por bancos foi registrada baixa de 0,08 ponto porcentual (para 2,16% ao mês). Também houve queda na taxa média cobrada por bancos no empréstimo pessoal (de 4,47% para 4,31% ao mês) e da taxa média cobrada por financeiras, também no empréstimo pessoal, (de 8,94% para 8,76% ao mês).

Apenas na cobrança pela rolagem da fatura do cartão de crédito não houve alterações de setembro para outubro, onde a taxa média se manteve em 10,69% ao mês. A Anefac também verificou queda na taxa média de juros no crediário de 12 tipos de lojas pesquisadas, que passou de 3,97% para 3,89%.

A Anefac lembra que, de dezembro de 2010 a outubro deste ano, a taxa Selic apresentou alta de 0,75 ponto porcentual, passando de 10,75% ao ano para 11,50% ao ano. Nesse período, no entanto, a taxa de juros média para pessoa física caiu 4,65 pontos porcentuais - de 119,97% para 115,32% ao ano. Já para pessoas jurídicas, houve elevação de 1,63 ponto porcentual - de 56,45% para 58,08% ao ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.