Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Energia

Apagão atinge Cuiabá e outras cidades do Mato Grosso

Falha causou problemas de fornecimento em 93 dos 114 municípios do estado

Uma falha em equipamentos de transmissão de energia do Sistema Interligado Nacional causou na noite desta quinta-feira (14) corte de eletricidade em 93 dos 114 municípios de Mato Grosso, segundo a Energisa, empresa que controla a distribuição no Estado.

A falta de energia atingiu 72% dos consumidores mato-grossenses. Outros pequenos cortes ocorreram também em cidades de Rondônia, Acre e Pará.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) ainda apura as causas do problema. Segundo o órgão, dos 1.014 MW de energia cortada, 838 MW foram no Mato Grosso, 146 MW em Rondônia, 20 MW no Acre e 10 MW no sul do Pará.

O apagão ocorreu às 20h11 (horário de Brasília) desta quinta-feira. Às 20h23, a energia foi restabelecida em Cuiabá, segundo o ONS. Pouco depois, foi sendo gradativamente normalizada em todo o estado e nas outras regiões afetadas.

Segundo a empresa, por volta das 21h a energia já havia voltado na maior parte das regiões afetadas. Às 22h14, a situação foi normalizada em todos os lugares.

Em Mato Grosso, o apagão afetou cidades como Várzea Grande, Sinop, Sorriso e Rondonópolis. No sul do Estado, apenas Campo Verde, Nova Brasilândia e Planalto da Serra foram atingidas. Não houve interrupção da região do Araguaia. No total, 897 mil dos 1,24 milhão de consumidores do Estado ficaram sem luz.

O Sistema Interligado Nacional é formado pelas empresas de produção e transmissão de energia elétrica das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte.

Apenas 1,7% da energia do país está fora deste sistema, principalmente na região amazônica.

Segundo a Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado, a interrupção no serviço foi causada por um desligamento temporário em duas linhas do Sistema Interligado Nacional (SIN)

A empresa promete dar mais detalhes sobre o ocorrido nesta sexta-feira (15). O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) ainda não explicou o desligamento temporário.

O Sistema Interligado Nacional é formado pelas empresas de produção e transmissão de energia elétrica das regiões Sul,  Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e parte da região Norte.

Apenas 1,7% da energia do país está fora deste sistema, principalmente na região amazônica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.